Ecumenismo: Oração ajuda a ultrapassar barreiras

Lisboa, 25 jan 2016 (Ecclesia) – A igreja de Santa Joana Princesa, em Lisboa, acolheu uma vigília de oração no âmbito da semana dedicada à unidade dos cristãos, que se conclui hoje, numa ação que “ajuda a ultrapassar as barreiras”.

O padre Carlos Gonçalves, assistente espiritual do Secretariado da Pastoral Juvenil do Patriarcado de Lisboa disse à Agência ECCLESIA que, no caminho ecuménico, o sacramento do Batismo é “aquilo que, em primeiro lugar, une” os cristãos das diversas confissões”.

Neste campo, Portugal vive uma realidade “diferente” de outros países europeus, mas existe “sempre um caminho de conversão a percorrer”, realçou o responsável, na vigília ecuménica realizada este sábado.

Em plena Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, centenas de jovens de várias confissões religiosas reuniram-se naquele templo católico para “rezar juntos”.

Conviver com cristãos de outras confissões ajuda as pessoas “a desinstalarem-se” e a “perceberem que existem outras pessoas” com “ideias diferentes”, frisou o padre Carlos Gonçalves.

Através da música, os jovens sentem-se mais próximos e, em Portugal, a experiência ecuménica no mundo juvenil “está muito situada nessa direção” e até já foram gravados dois CD nesta área.

Nos tempos que correm são necessários passos alargados porque “há sempre dinâmicas e tensões”, referiu o assistente espiritual do Secretariado da Pastoral Juvenil do Patriarcado de Lisboa.

“É bom despertar os cristãos, desde cedo, para a necessidade e para o desejo da unidade”, acrescentou.

Como “Jesus Cristo é o polo unificador”, este é um processo que “ajuda a ultrapassar qualquer diferença”, sublinhou Cláudia Lourenço, diretora do Secretariado da Pastoral Juvenil de Lisboa.

O tempo preparatório da vigília é também um “espaço de unidade e partilha”, acrescentou.

Cláudia Lourenço reconhece que o Patriarcado de Lisboa ainda não tem “grande tradição” nestas vigílias ecuménicas, todavia as experiências “têm sido enriquecedoras”.

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos realiza-se de 18 a 25 de janeiro e este ano teve como tema ‘Sal da Terra e Luz do Mundo – Chamados a proclamar as maravilhas do Senhor’.

LFS

Partilhar:
Scroll to Top