Lisboa, 24 abr 2013 (Ecclesia) – O novo bispo da Igreja Lusitana, de Comunhão Anglicana, vai ser sagrado em Lisboa esta quinta-feira, dia em que se assinala a festa do evangelista São Marcos, também evocado na mesma data pelos católicos.
A celebração da sagração de José Jorge de Pina Cabral e da sua instalação na cátedra vai ser presidida por D. Fernando Soares, bispo diocesano cessante da Igreja Lusitana, revela uma nota de imprensa enviada hoje à Agência ECCLESIA.
Na cerimónia marcada para as 15h00 na Catedral de São Paulo, antigo Convento dos Marianos, é aguardada a presença de arcebispos e bispos da Comunhão Anglicana, clero, leigos, ministros e representantes de Igrejas cristãs, além de entidades civis, adianta o comunicado.
O arcebispo de Dublin, primaz da Igreja da Irlanda, D. Michael Jackson, vai representar o arcebispo de Cantuária, Justin Welby, na qualidade de Metropolita da Igreja Lusitana.
Em texto publicado em janeiro no Semanário ECCLESIA, Jorge Pina Cabral, desafiou as Igrejas cristãs em Portugal a assumirem “uma declaração conjunta sobre a atual situação económica e social” do país.
“Serão as Igrejas capazes de promover em conjunto espaços de solidariedade e de entreajuda que acolham os desempregados e todos aqueles que de uma forma ou de outra são vítimas da atual crise económica e social?”, questionou por ocasião da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.
José Jorge Tavares de Pina Cabral, que nasceu no Porto em 1966, é casado e tem dois filhos, refere a página da Igreja Lusitana.
É licenciado em Educação Física e Desporto pela Universidade do Porto e concluiu a licenciatura em Ciências Religiosas no centro regional da Universidade Católica Portuguesa da mesma cidade.
Em 1880, ano da sua criação, a Igreja Lusitana afirmou-se contra a jurisdição universal e a infalibilidade do Papa, ao mesmo tempo que defendia a leitura da Bíblia pelos crentes, a liturgia em português e o governo eclesial partilhado entre clero e leigos.
Desde 1980 que a Igreja Lusitana é membro da Comunhão Anglicana, família eclesial que congrega 83 milhões de pessoas.
RJM