Ecumenismo: «Levar a sério a vontade de reconciliação», pede o bispo da Guarda

Guarda, 12 jan 2017 (Ecclesia) – O bispo da Guarda, D. Manuel Felício, escreveu uma mensagem para o oitavário da semana de oração pela unidade dos cristãos onde apela aos cristãos que levem “a sério a vontade de reconciliação”.

Neste oitavário, decorre de 18 a 25 deste mês, D. Manuel Felício realça que o tema “O amor de Cristo nos impele” (2 Cor. 5,14) tem a “sua fonte no coração de Deus”, realça a nota enviada à Agência ECCLESIA.

O grupo encarregado de preparar o texto de apoio para esta semana da unidade foi um grupo alemão e, por isso, “não surpreende que a comemoração dos 500 anos da Reforma Protestante, iniciada com Lutero em 1517, seja acontecimento recordado”, lê-se.

Em Portugal, o grupo de diálogo ecuménico que existe e “tem encontros regulares” entre a Igreja Católica e as Igrejas protestantes ligadas ao Conselho Português de Igrejas Cristãs tomou “a iniciativa de assinalar, ao longo deste ano, a comemoração da Reforma Protestante, com diversos eventos”, escreveu o bispo da Guarda.

D. Manuel Felício recorda que existe um livro de apoio para este oitavário que pretende “ajudar as comunidades a participarem nesta grande preocupação da Igreja e dos cristãos em geral que é a de fazer caminho rumo à unidade ardentemente desejada por Cristo para todos os seus discípulos”.

O livro traz um modelo de celebração ecuménica mais desenvolvida e também apontamentos de reflexão e oração mais breves para cada um dos 8 dias da semana.

LFS

 

Partilhar:
Scroll to Top