Ecumenismo: Leão XIV renova posição de «abertura da Igreja Católica» em encontrar «solução ecuménica» para data comum de celebração da Páscoa

Papa lamentou que diferença de calendários impeça que cristãos celebrem juntos a «festa mais importante do ano litúrgico»

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 07 jun 2025 (Ecclesia) – O Papa manifestou hoje, no Vaticano, a disponibilidade da Igreja Católica em encontrar uma resposta para estabelecer uma data comum da celebração da Páscoa entre as Igrejas cristãs.

Leão XIV lembrou que este era um dos objetivos do Concílio de Niceia e lamentou que as diferenças nos calendários já não permitam “que os cristãos celebrem juntos a festa mais importante do ano litúrgico, causando problemas pastorais nas comunidades, dividindo as famílias e enfraquecendo a credibilidade” do testemunho do Evangelho, informa o portal Vatican News.

Em audiência, com os participantes do Simpósio “Niceia e a Igreja do Terceiro Milénio: Rumo à unidade Católico-Ortodoxa” (4 a 7 de junho), que se realiza na Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino, e num ano em que cristãos celebraram a Páscoa no mesmo dia, por coincidência astronómica, o Papa insistiu na posição já tomada antes por Francisco.

Reafirmo a abertura da Igreja Católica na procura de uma solução ecuménica que favoreça uma celebração comum da ressurreição do Senhor e dê assim maior força missionária ao nosso anúncio do ‘nome de Jesus e da salvação que nasce da fé na verdade salvífica do Evangelho’”, afirmou.

Leão XIV concluiu o discurso a lembrar que a unidade pela qual os cristãos anseiam não será fruto dos próprios esforços, nem se realizará através de qualquer projeto ou modelo concebido, mas antes de um dom recebido “como Cristo quiser e pelos meios que Ele quiser”.

No século XVI, com a introdução por Gregório XIII do novo calendário, os católicos começaram a calcular a data da Páscoa a partir do agora chamado calendário gregoriano, enquanto as Igrejas do Oriente continuam a celebrar a Páscoa de acordo com o calendário juliano, que era usado em toda a Igreja, antes dessa reforma, e no qual o Concílio de Niceia também se baseou.

LJ

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