Lisboa, 21set 2011 (Ecclesia) – O comité central da Conferência das Igrejas Europeias (KEK) vai reunir-se de hoje a sábado, em Praga, República Checa, para debater soluções conjuntas face aos “desafios que o mundo está a enfrentar”.
Em entrevista à Rádio Vaticano, publicada esta sexta-feira, o secretário-geral interino daquele organismo destaca a importância deste encontro para “decidir que rumo dar ao comité nos próximos anos”.
“Um dos principais passos a dar será a eleição de um novo responsável para a instituição”, adianta Viorel Ionita.
A KEK engloba atualmente 120 igrejas cristãs, afirmando-se como um espaço de diálogo entre católicos, ortodoxos, evangélicos, anglicanos e vétero-católicos.
Está neste momento a preparar a sua 14ª assembleia anual e tem em mãos diversos relatórios relacionados com a situação dos cristãos na Europa, entre os quais um dossier preparado pela Comissão das Igrejas para os Migrantes.
O evento da próxima semana, que deverá contar com a presença de cerca de 40 delegados, surgiu no seguimento de um convite endereçado pela Igreja hussita e do Conselho Ecuménico da República Checa.
RV/JCP