Cidade do Vaticano, 19 set 2014 (Ecclesia) – Os sacerdotes e seminaristas do St. Peter's Cricket Club que vão jogar hoje com uma equipa da Igreja Anglicana, na Cantuária, Inglaterra, um momento que quer sensibilizar para o combate ao tráfico humano.
Os participantes no jogo foram recebido pelo Papa, no passado dia 9, mentor da iniciativa, segundo a Rádio Vaticano.
O jogo de críquete, entre uma equipa católica e outra anglicana, vai ser “ocasião para uma coleta de fundos que vão ser utilizados no combate ao tráfico de seres humanos e à escravidão”, explica a emissora católica.
O Papa abençoou um grupo de sacerdotes e seminaristas do Clube de Críquete São Pedro, provenientes de várias universidades e colégios pontifícios de Roma.
“É uma nova forma de ecumenismo, através do desporto, num diálogo simpático, usando o fair-play. Um desporto que queremos estender também a estudantes ou formações análogas de outras confissões”, explicou o monsenhor Melchor Sánchez de Toca, subsecretário do Conselho Pontifício para a Cultura.
“Por exemplo, seria um sonho jogar contra estudantes de uma madrassa (escola muçulmana), estudantes do mundo islâmico que queiram encontrar-se connosco no âmbito do desporto”, acrescentou o responsável.
Esta iniciativa, inserida na peregrinação "A luz da Fé", está a ser promovida pelo Conselho Pontifício para a Cultura com o apoio do arcebispado de Cantuária.
Monsenhor Melchor Sánchez de Toca recordou que o críquete é o desporto “mais popular no subcontinente indiano”, e sustentou que a Igreja, por ser universal, está “aberta a todos os desportos”.
RV/CB/OC