Lisboa, 18 jan 2025 (Ecclesia) – A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (18 a 25 de janeiro) é centrada no tema «Crês nisso?» no ano em que se assinala o 1700º aniversário do primeiro Concílio Ecuménico, realizado em Niceia.
Para este ano de 2025, as orações e reflexões para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos foram preparadas pelos irmãos e irmãs da comunidade monástica de Bose, no Norte da Itália, e a celebração ecuménica nacional de abertura do oitavário realiza-se no dia 18 deste mês, às 15h30, na Paróquia Lusitana de São João Evangelista, Vila Nova de Gaia (Diocese do Porto).
Essa comemoração oferece “uma oportunidade única para refletir e celebrar a fé comum dos cristãos, conforme é expressa no Credo formulado nesse Concílio; uma fé que permanece viva e fecunda nos nossos dias”, lê-se no site da Comissão Ecuménica do Porto.
A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos de 2025 oferece “uma ótima oportunidade para nos valermos dessa herança partilhada e aprofundarmos a fé que une todos os cristãos”.
Com isso em mente, foi escolhido o texto bíblico orientador de João 11,17-27.
O tema da Semana – «Crês nisso?» (v. 26)» – é inspirado no diálogo entre Jesus e Marta, quando Jesus visitou a casa de Marta e Maria em Betânia, após a morte de seu irmão Lázaro, conforme narra o evangelista João.
LFS
Textos bíblicos de cada dia com palavras-chave do Credo Niceno Dia 1: A paternidade e o cuidado de Deus que governa o universo Dia 2: A criação como obra de Deus Dia 3: A encarnação do Filho Dia 4: O mistério pascal: a encarnação, a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Dia 5: O Espírito Santo, que dá a vida e a alegria Dia 6: A Igreja: comunidade de crentes Dia 7: O Batismo na morte e ressurreição do Senhor Dia 8: A espera do Reino e a vida que virá |