Diocese vai assinalar Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos com celebração ecuménica, no próximo sábado
Albufeira, 16 jan 2024 (Ecclesia) – O bispo do Algarve defendeu euma maior abertura ao diálogo das comunidades católicas com confissões cristãs, apontando à Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que decorre de 18 a 25 de janeiro.
“Temos que crescer mais nesta abertura ao diálogo com aqueles que caminham connosco, têm a fé em Cristo, embora não pertençamos à mesma Igreja”, afirmou D. Manuel Quintas, em declarações à Agência Ecclesia, à margem das jornadas de atualização do clero das dioceses do sul de Portugal, que decorrem até hoje em Albufeira.
O tradicional oitavário de oração, que em 2025 tem como tema ‘Crês nisso?’, evoca ainda o 1700.º aniversário do primeiro Concílio Ecuménico, realizado em Niceia, atual Turquia.
“A falta de unidade é sempre um contratestemunho, é sempre uma fragilidade que nos caracteriza como Igrejas, de certa maneira, não apenas a Igreja Católica, no sentido da vivência da nossa adesão a Cristo e também do nosso testemunho e também deste impulso evangelizador a que todos somos chamados e convidados”, destacou o bispo diocesano.
O bispo do Algarve assegura que a diocese não vai passar ao lado do oitavário, com a concretização de uma celebração ecuménica, como é habitual todos os anos, que se realiza no próximo sábado.
Católicos, anglicanos, luteranos, ortodoxos e evangélicos são convidados para a iniciativa que tem lugar na Igreja de São Francisco, em Faro, e que, segundo D. Manuel Quintas, anualmente tem “boa adesão” e “boa partilha”.
Em 2025, as orações e reflexões para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos foram preparadas pelos irmãos e irmãs da comunidade monástica de Bose, no Norte da Itália, e a celebração ecuménica nacional de abertura do oitavário realiza-se no dia 18 deste mês, às 15h30, na Paróquia Lusitana de São João Evangelista, Vila Nova de Gaia (Diocese do Porto).
CB/LJ/OC