Ecumenismo: Bispo do Algarve defende maior abertura ao diálogo com outras confissões cristãs

Diocese vai assinalar Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos com celebração ecuménica, no próximo sábado

Foto Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Albufeira, 16 jan 2024 (Ecclesia) – O bispo do Algarve defendeu euma maior abertura ao diálogo das comunidades católicas com confissões cristãs, apontando à Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que decorre de 18 a 25 de janeiro.

“Temos que crescer mais nesta abertura ao diálogo com aqueles que caminham connosco, têm a fé em Cristo, embora não pertençamos à mesma Igreja”, afirmou D. Manuel Quintas, em declarações à Agência Ecclesia, à margem das jornadas de atualização do clero das dioceses do sul de Portugal, que decorrem até hoje em Albufeira.

O tradicional oitavário de oração, que em 2025 tem como tema ‘Crês nisso?’, evoca ainda o 1700.º aniversário do primeiro Concílio Ecuménico, realizado em Niceia, atual Turquia.

“A falta de unidade é sempre um contratestemunho, é sempre uma fragilidade que nos caracteriza como Igrejas, de certa maneira, não apenas a Igreja Católica, no sentido da vivência da nossa adesão a Cristo e também do nosso testemunho e também deste impulso evangelizador a que todos somos chamados e convidados”, destacou o bispo diocesano.

O bispo do Algarve assegura que a diocese não vai passar ao lado do oitavário, com a concretização de uma celebração ecuménica, como é habitual todos os anos, que se realiza no próximo sábado.

Católicos, anglicanos, luteranos, ortodoxos e evangélicos são convidados para a iniciativa que tem lugar na Igreja de São Francisco, em Faro, e que, segundo D. Manuel Quintas, anualmente tem “boa adesão” e “boa partilha”.

Em 2025, as orações e reflexões para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos foram preparadas pelos irmãos e irmãs da comunidade monástica de Bose, no Norte da Itália, e a celebração ecuménica nacional de abertura do oitavário realiza-se no dia 18 deste mês, às 15h30, na Paróquia Lusitana de São João Evangelista, Vila Nova de Gaia (Diocese do Porto).

CB/LJ/OC

Partilhar:
Scroll to Top