D. Virgílio Antunes realça importância do encontro e rezar juntos para a unidade
Coimbra, 20 jan 2018 (Ecclesia) – O bispo de Coimbra afirmou que no território da diocese as Igrejas Cristãs têm “uma tradição muito grande” de encontro, porque as comunidades rezam e convivem, como está a acontecer no oitavário de oração deste ano.
“É um ambiente muito feliz, muito agradável de diálogo e até colaboração e, portanto, neste oitavário iremos continuar com esse projeto de acordo com o programa definido pela comissão diocesana e pela comissão das outras Igrejas Cristãs”, disse D. Virgílio Antunes à Agência ECCLESIA.
Em Coimbra, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos está a ser assinalada em diversas celebrações nas Igrejas Católica, Presbiteriana e Ortodoxa, até ao próximo dia 25.
“É uma via que não podemos de modo nenhum abandonar e que temos, inclusivamente, de implementar e intensificar porque se não nos vemos, se não nos encontramos, se não rezamos juntos somos estanhos”, desenvolveu o bispo católico.
D. Virgílio Antunes sublinha que “o pior que pode acontecer” ao que se sentem discípulos de Jesus “é serem estranhos uns aos outros”.
O jornal ‘Correio de Coimbra’ informa que as celebrações ecuménicas na diocese começaram esta quinta-feira, no primeiro dia do Oitavário; nos dias 24 e 25 de janeiro, as celebrações da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos começam às 21h00, respetivamente na igreja Evangélica Presbiteriana de Portomar e na comunidade católica de Arazede.
D. Virgílio Antunes sublinhou que o tradicional oitavário “de unidade e oração” é um tempo para os cristãos rezarem “juntos”.
Segundo o bispo diocesano, o diálogo sobre as questões “de caráter doutrinal, teológico”, relacionadas com a Eclesiologia, a Cristologia, “vai sendo feito ao mais alto nível, com a própria Santa Sé e os comités das Igrejas Cristãs”.
A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos celebra-se anualmente entre 18 e 25 de janeiro, no hemisfério norte, e este ano tem como lema uma passagem do livro do Êxodo: “A tua mão, Senhor, é poderosa!” (EX 15,6).
Os subsídios para as celebrações, reflexão e oração foram preparados pelas Igrejas das Caraíbas.
A semana especial vai estar em destaque com testemunhos e entrevistas nas emissões do Programa ECCLESIA na Antena 1 da rádio pública este domingo, , às 06h00, e durante a próxima semana, entre 22 e 26 de janeiro, pelas 22h45.
O Oitavário de Oração pelos Cristãos começou a celebrar-se em 1968 e teve como primeiro tema ‘Para o louvor de sua glória’ (Efésios 1,14); Portugal preparou o material em 1996 vivido com o tema ‘Eis que estou à porta e bato’ (Apocalipse 3, 14-22) e o encontro preparatório realizou-se em Lisboa.
CB/OC