Próximo encontro europeu da comunidade de Taizé vai decorrer em Roma
Berlim, 31 dez 2011 (Ecclesia) – Mais de 30 mil jovens, incluindo dezenas de portugueses, recebem o novo ano em Berlim, capital da Alemanha, com uma vigília pela paz e uma “festa dos povos”, inserida no encontro europeu promovido pela comunidade ecuménica de Taizé.
A iniciativa, que se repete há mais de três décadas, vai decorrer em Roma, na sua próxima edição, entre “28 de dezembro de 2012 e 2 de janeiro de 2013”, anunciou esta sexta-feira o prior da comunidade, irmão Alois.
Este responsável leu a mensagem enviada por Bento XVI, manifestando a “alegria” de acolher este evento.
Reunidos desde quarta-feira em Berlim, os participantes têm meditado sobre o tema da solidariedade, para dar um “sinal claro” da vontade de ver uma “Europa solidária e aberta”, segundo o irmão Alois.
“Em face das mudanças extremamente rápidas das nossas sociedades, em face das incertezas e das dificuldades económicas, cabe-nos recordar que a ‘economia’, por muito importante que seja, não é a medida do homem, que a dimensão espiritual é constitutiva do ser humano e que a dignidade do ser humano exige um respeito infinito”, indicou o prior de Taizé.
O irmão Roger, falecido fundador da Comunidade de Taizé, lançou a ‘Peregrinação de Confiança através da Terra’ há mais de 30 anos para estimular os jovens a serem “portadores de paz, de confiança e de reconciliação nos locais onde vivem”.
Essa ‘peregrinação’ vai continuar em 2012, para além de Roma, com o 3.º encontro internacional de jovens em África, que terá lugar entre 14 e 18 de novembro no Ruanda, em Kigali.
A comunidade de Taizé promove ainda um encontro com os responsáveis do Conselho Ecuménico das Igrejas, em Genebra, Suíça, no próximo dia 2 de março.
Para 2013, está já marcado um encontro com o patriarca ecuménico de Constantinopla, Bartolomeu I, e os cristãos da cidade de Istambul, na Turquia.
O irmão Alois anunciou ainda que a ‘Peregrinação de Confiança através da Terra’ vai “procurar formas de pôr em prática os apelos a encontrar novas formas de expressar solidariedade”, “uma nova solidariedade que pode associar todos os que são peregrinos da paz, peregrinos da verdade, crentes ou não crentes”.
Nesse sentido, é proposto um caminho de três anos e meio para “permitir que jovens de todos os continentes mobilizem as suas energias, congreguem as suas expectativas, as suas intuições e as suas experiências”.
Em agosto de 2015, na localidade francesa de Taizé, vão ser assinalados o 75.° aniversário da Comunidade e o 100.° aniversário do nascimento do irmão Roger.
OC