Empresa escolhida é uma das maiores no setor da auditoria e consultadoria
Cidade do Vaticano, 05 dez 2015 (Ecclesia) – O Vaticano vai ter as suas contas auditadas pela multinacional PricewaterhouseCoopers, uma das maiores empresas do setor da audição e consultadoria.
A informação foi avançada hoje pelo Conselho da Santa Sé para a Economia, que destaca a medida como “um passo importante” rumo à “implementação de novas políticas de gestão e de práticas de gestão financeira, em linha com as normas internacionais”.
Aquele organismo adianta ainda que a PwC, como também é conhecida a nova auditora externa do Vaticano, vai começar a trabalhar “imediatamente”, em “proximidade” com o gabinete de gestão financeira da Santa Sé.
Recorde-se que desde que começou o seu pontificado, em 2013, o Papa Francisco tem trabalhado na promoçao de uma reforma da Cúria Romana, a começar pelo setor administrativo-financeiro.
Uma das facetas dessa reforma teve a ver com a realização de auditorias externas às contas do Vaticano e a criação de uma Secretaria para a Economia na Santa Sé.
Além disso, tem sido também implementadas medidas de transparência financeira no Instituto para as Obras de Religião (IOR, conhecido como Banco do Vaticano).
JCP