Arcebispo de Braga deixa alertas no início do Átrio dos Gentios que a diocese portuguesa está a acolher
Guimarães, Braga, 16 nov 2012 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga alertou hoje para a emergência de um novo quadro político, no qual a economia se “sobrepôs” à dignidade da “vida humana”, falando na abertura do ‘Átrio dos Gentios’.
“O desejo de realizar o evento do ‘Átrio dos Gentios’ visa somente, como objetivo principal, chamar para a arena do diálogo as diversas áreas e vertentes de pensamento da sociedade, nomeadamente crentes, ateus e filósofos, para em conjunto oferecermos ao país uma nova maneira de pensar a organização da sociedade”, disse D. Jorge Ortiga, no Auditório Nobre da Universidade do Minho, em Guimarães.
O também presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana evocou o caso acontecido em Espanha, há uma semana, quando uma mulher de 53 anos se suicidou, “ao atirar-se de uma janela, no momento em que estava prestes a ser alvo de um mandato de despejo por causa de um crédito bancário”.
“Esta imagem espelha na perfeição o novo paradigma político-social: a economia sobrepôs-se à dignidade da vida humana”, alertou.
O prelado falava perante centenas de pessoas, reunidas para a iniciativa de diálogo entre crentes e não crentes promovida pelo Vaticano.
“Nesta arena do diálogo nunca partimos dum ponto zero! Cada um, na sua diferença, é portador dum tesouro intelectual que herdou e produziu”, prosseguiu.
O arcebispo de Braga considera ter chegado o tempo de “mobilizar as diversas sensibilidades culturais na procura de horizontes de vida, que mitiguem o escândalo confrangedor da miséria humana”.
“Deste ponto de vista, creio que a importância deste Átrio dos Gentios está muito para além daquilo que aqui será comunicado e partilhado. Na verdade, estou convicto de que ele proporcionará uma esperança responsável para o povo português”, acrescentou.
D. Jorge Ortiga agradeceu ao cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Conselho Pontifício da Cultura, “pelo contributo precioso que dará a este Átrio dos Gentios e, particularmente, por permitir que a Arquidiocese de Braga, por ocasião de Guimarães, Capital Europeia da Cultura, e Braga, capital Europeia da Juventude, possa usufruir desta original presença da Igreja”.
No sábado, a edição portuguesa vai englobar debates sobre ‘estilo de vida e salvaguarda do universo’, desde várias perspetivas, para além de momentos culturais, com concertos, exposições e a apresentação de uma peça de teatro.
A ministra Assunção Cristas, o antigo candidato presidencial Fernando Nobre e a presidente da Federação Europeia dos Bancos Alimentares, Isabel Jonet, são alguns dos conferencistas convidados, juntando-se à coreógrafa Olga Roriz, aos escritores Vasco Graça Moura e Valter Hugo Mãe, à poetisa Ana Luísa Amaral e ao padre e poeta Tolentino Mendonça, entre outros.
O Átrio dos Gentios pode ser seguido com emissão vídeo online, em direto, assegurada pela Agência ECCLESIA, em parceria com o portal SAPO.
OC