João Antunes e Rita Nascimento lançaram um projeto sustentável, na pandemia , e junto dos filhos confirmam que a mudança de comportamentos é possível
Lisboa, 12 out 2022 (Ecclesia) – João Antunes e Rita Nascimento participaram, de 22 a 24 de setembro, no encontro da ‘Economia de Francisco’, em Assis, onde levaram a convicção de que a via educacional é o caminho para que as novas gerações cresçam, adequando comportamentos sustentáveis.
“Percebemos que podemos ser facilitadores entre escolas, educadores, organizadores, alunos e conseguiríamos ter esse impacto na criação de consciência e mudança de comportamentos, com foco nas novas gerações. As crianças percebem mais do que se pode imaginar. A educação tem de ser mudada: temos de parar de pensar que as crianças não percebem”, explica Rita Nascimento à Agência ECCLESIA.
Durante a pandemia, o jovem casal criou um projeto – Treethis.com, respondendo à vontade de criar consciência e “apagar a pegada carbónica” através da plantação de árvores em locais onde a desflorestação acontece, mas após a participação no encontro com o Papa Francisco, e pela experiência que vivem com os seus três filhos, acreditam que a educação é o caminho.
Rita Nascimento, formada em gestão, é atualmente aluna de doutoramento em Sustentabilidade na Nova School of Business and Economics, e gere projetos na área da inovação social, enquanto João Antunes trabalha como consultor e acredita que esta é uma área que tem muito a ganhar com a dimensão da sustentabilidade.
Se for bem construído dentro das organizações terá impacto nas pessoas e no seu funcionamento. As pessoas estão hoje mais despertas e exigem às organizações mudanças. Estamos no momento certo para mudar e para que as organizações vejam as pessoas como recursos positivos para o local onde estão e possam investir numa dimensão fraterna, procurando dar dignidade aos colaboradores” – João Antunes
Rita Nascimento afirma haver hoje mais consciência, fruto de encontros e partilha maior que a globalização veio permitir.
“Escutamos pessoas que vivem problemas sociais e ambientais e isso provoca empatia; Isso é fundamental, a juntar à consciência de que qualquer dia iremos sentir as consequências de forma mais presente”, acrescenta.
O foco do casal é investir na educação: “Ir a escolas, pensar em programas de formação” porque acreditam que as novas gerações assimilam os conteúdos e crescem com a mudança.
Em casa, com os filhos Manuel, com seis anos, Joaquim com quatro, e Francisca com um ano, o casal fiz um plano para se manter fiel a opções sustentáveis, quer a nível da alimentação, “comprando local e sazonal”, como na diminuição do consumo, “com opções mais conscientes” e na utilização de roupa, “em especial para a crianças”, procurando evitar o marketing que circunda o mundo das crianças.
O difícil, reconhece João, é manter: “No início estamos entusiasmados e não nos importamos de gastar mais dinheiro para ter um produto mais sustentável ou gastar mais tempo, mas o difícil foi manter. Os nossos filhos já nos fazem pressão quando percebem que alguma coisa não está certa, seja com o gasto de água, a separação do lixo, o optarmos fazer as deslocações a pé ou de carro”.
Com a participação no encontro de Assis, o casal sente-se “ratificado” no caminho que já realizavam e que agora sentem ser partilhado e fazer sentido com outros.
Todos nos perguntam o que fomos fazer a Assis. As pessoas questionam e temos tido conversas muito interessantes com pessoas católicas e não católicas sobre o que é e o impacto da Economia de Francisco pode ter. O convite explícito do Papa Francisco para cuidarmos da Casa comum, que é o que o cristão deve fazer. Trata-se de viver de facto a sustentabilidade, social e ambiental. Pareciam caminhos paralelos mas somos um só e a ação está muito ligada ao pensamento e à parte espiritual” – Rita Nascimento
A conversa com Rita Nascimento e João Antunes pode ser acompanhada esta madrugada, depois da meia-noite, no programa Ecclesia na Antena 1 da rádio pública, ficando disponível no portal de informação ou em formato podcast.
LS
Assis 2022: Jovens e Papa Francisco assinam «pacto» por uma nova Economia