Iniciativa inspirada na encíclica ‘Laudato Si’, do Papa Francisco
Lisboa, 15 dez 2017 (Ecclesia) – Um conjunto de instituições e movimentos da Igreja Católica e de outras Igrejas cristãs em Portugal acaba de criar a rede intitulada ‘Cuidar da casa Comum’, inspirada na encíclica egológica ‘Laudato Si’, do Papa Francisco.
Manuela Silva, da Fundação Betânia, uma das promotoras da iniciativa, realça que o objetivo é “lançar uma nova dinâmica no sentido de conscientizar e mobilizar as comunidades eclesiais” para o fomento de uma “cultura cívica de responsabilização e cuidado pela casa comum”.
Os promotores do projeto apresentam entre os seus objetivos “acompanhar, no espaço eclesial, as questões ecológicas de âmbito nacional e mundial” e promover “uma efetiva conversão ecológica”, com vista a uma “ecologia integral”, proposta pelo Papa Francisco.
A rede vai promover a realização de sessões de esclarecimento e sensibilização, fomentando a criação de “focos de cuidado da casa comum”, ou seja, grupos locais empenhados na promoção de uma ecologia integral.
‘Cuidar da casa Comum’ será também o nome do espaço na internet criado para “promover o pensamento da encíclica Laudato Si’, incentivar a reflexão sobre estilos de vida pessoal e coletiva, partilhar testemunhos de gestos e comportamentos de ecologia integral, fazer pontes com iniciativas relevantes que ocorram no espaço eclesial e na sociedade civil”.
A Rede ‘Cuidar da Casa Comum’ atuará em consonância com a Conferência Episcopal Portuguesa, em ligação com a Comissão Episcopal do Laicado e Família.
No Vaticano, a encíclica Laudato Si’ inspirou a criação de uma incubadora de ‘startups’ para projetos que promovam a justiça social.
A ‘ Laudato Sí Challenge’ está em ligação com o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral (Santa Sé) para apoiar empresas que enfrentam “os maiores problemas do mundo”, como as migrações forçadas e as alterações climáticas.
OC