Ecologia: Ban Ki-moon no Vaticano para encontro sobre mudanças climáticas e defesa do ambiente

Encíclica de Francisco sobre o meio ambiente deve ser publicada em junho

Cidade do Vaticano, 28 abr 2015 (Ecclesia) -O Vaticano promove hoje um encontro dedicado às mudanças climáticas, organizado em conjunto com a ONU, com a participação de Ban Ki-moon, secretário-geral das Nações Unidas.

“O debate quer informar e chegar a um consenso sobre o facto de os valores do desenvolvimento sustentável serem coerentes com os valores das principais tradições religiosas, sempre com atenção especial aos mais vulneráveis”, adianta a Academia Pontifícia das Ciências (APC).

O encontro ‘Proteger a terra, nobilitar a humanidade. As dimensões morais das mudanças climáticas e da humanidade sustentável’ é inaugurado por Ban Ki-moon, pelo presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz, cardeal Peter Turkson, e o chanceler da APC, monsenhor Marcelo Sánchez Sorondo.

Este último anunciou que a próxima encíclica do Papa, sobre o meio ambiente, está concluída e deverá ser publicada em junho.

Maria Voce, presidente do Movimento dos Focolares, também foi convidada, na qualidade de copresidente da ‘Conferência Mundial das Religiões pela Paz’.

Segundo a organização do evento, a conferência visa ainda “levar a um nível mais elevado o debate sobre as dimensões morais da proteção do ambiente” antes da publicação da próxima encíclica do Papa, dedicada a este tema, e “reforçar um movimento mundial inter-religioso de desenvolvimento sustentável para combater as mudanças climáticas”.

O objetivo é chegar a “uma declaração conjunta sobre a necessidade moral e religiosa do desenvolvimento sustentável, respeito do meio ambiente e das pessoas, principalmente os pobres, excluídos, vítimas do tráfico e das escravidões modernas, crianças e gerações futuras”.

Além dos representantes do Vaticano, vão participar no debate mais de 60 convidados especiais entre chefes de Estado, cientistas, empresários, diplomatas e líderes de várias religiões.

Até dezembro, em Paris, vão decorrer uma série de eventos destinados a definir um novo acordo climático global pós-2020, centrado na redução de emissões para limitar o aumento médio de temperatura em 2º.

OC

Partilhar:
Scroll to Top