Evento vai ter lugar a 11 de setembro em Lisboa
Lisboa, 13 jun 2015 (Ecclesia) – A Agência ECCLESIA é parceira de organização de uma conferência sobre os desafios da nova encíclica do Papa Francisco, intitulada “Cuidar da Casa Comum”, que tem publicação prevista para dia 18 de junho.
Com a coordenação da Associação Casa Velha – Ecologia e Espiritualidade, da Fundação Fé e Cooperação, da Fundação Gonçalo da Silveira e da Rede Inaciana de Ecologia e da Rede Internacional de Desenvolvimento CIDSE, a iniciativa vai ter lugar no dia 11 de Setembro em Lisboa.
Já confirmados no debate, acolhido pela Associação Casa Velha, estão nomes como o do padre jesuíta Michael Czerny, membro do Conselho Pontifício Justiça e Paz que auxiliou o Papa na redação da encíclica; e do físico Filipe Duarte Santos, da Universidade de Lisboa, responsável pelos primeiros estudos multidisciplinares sobre o impacto das alterações climáticas em Portugal.
Destaque também para a participação da teóloga e economista Elena Lasida, do Instituto Católico de Paris; e do padre jesuíta Vasco Pinto de Magalhães, membro da direção da Associação Casa Velha.
Com entrada livre, a presença no evento está no entanto dependente de inscrição prévia através do e-mail projectocasavelha@gmail.com.
“Laudato si, sobre o cuidado da casa comum” é o título da Encíclica do Papa Francisco sobre o tema do ambiente que vai ser divulgada no próximo dia 18, no Vaticano.
A apresentação do documento vai estar a cargo do presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz, cardeal Peter Turkson, e do metropolita de Pérgamo, Ioannis Zizioulas, representante do Patriarcado Ecuménico e da Igreja Ortodoxa.
O Vaticano já adiantou que a nova encíclica vai estar disponível inicialmente em italiano, francês, inglês, alemão, espanhol e português.
Quanto à expressão 'Laudato si' (louvado seja), ela remete para o “Cântico das Criaturas”, de São Francisco de Assis, o religioso que inspirou o Papa argentino na escolha do seu nome, após a eleição pontifícia.
JCP/OC