Dormir cura muitos males

José Luís Nunes Martins

Cansados, temos tendência a aceitar coisas que jamais aceitaríamos se estivéssemos bem. Cansados, transformamos questões sem importância em verdadeiros desesperos.

Uma boa noite de sono ajuda a resolver muitos problemas. Restaura as nossas forças e distancia-nos do que é pequeno, mas que, só porque estamos demasiado perto, nos parece grande. Ao longe, vê-se sempre melhor.

O nosso corpo e a nossa mente precisam de tempo para se regenerarem, pelo que o descanso é um tempo indispensável a uma vida plena.

Mesmo os bons dias só ficam completos com a entrega do nosso corpo e do nosso espírito ao sono.

Somos feitos de tantos sonhos que tiveram de ser conquistados com esforço para se tornarem reais. O meu futuro depende daquilo que eu for capaz de sonhar e da força que, pela manhã, tiver para lutar pelo que ambiciono.

Um espírito calmo e paciente é a mais forte das armas contra as tentações do mal. Nunca devemos desperdiçar o tempo que podemos passar a dormir à noite! Por mais estranho que possa parecer, a verdade é que é mais importante ter planos para descansar do que para trabalhar.

Muitas vezes, é apenas na entrega serena ao sono que descobrimos a beleza e a bondade da vida que nos embala. E, mesmo que tenhamos vivido um daqueles dias que parecem melhores do que os sonhos, isso será sempre um sinal de que queremos mais — uma preparação para viver, no dia seguinte, o que de melhor ainda esteja à nossa espera.

No entanto, é preciso estar atento, pois chega sempre o momento de acordar. E, quando ele se apresenta, importa que enfrentemos as batalhas que nos esperam com a mesma generosidade com que nos entregámos ao descanso que nos preparou para elas.

(Os artigos de opinião publicados na secção ‘Opinião’ e ‘Rubricas’ do portal da Agência Ecclesia são da responsabilidade de quem os assina e vinculam apenas os seus autores.)

Partilhar:
Scroll to Top