Fundão, 14 set 2024 (Ecclesia) – A Família Blasiana assinala os 100 anos de ordenação sacerdotal do fundador, padre Joaquim Alves Brás, com uma peregrinação à Paróquia de Donas, no concelho do Fundão, onde o sacerdote foi pároco entre 1925 e 1930.
De acordo com a informação enviada à Agência ECCLESIA, a peregrinação acontece este sábado, dia 14 de setembro, data em que o padre Alves Brás tomou posse da primeira e única paróquia de que lhe foi confiada.
“O descerramento de uma Lápide na Igreja de Donas, eternizando a sua passagem por ali, será o ponto alto desta Peregrinação. O momento será antecedido por uma Oração Mariana familiar, ao jeito do Pe. Brás, e uma celebração eucarística em ação de graças pelo dom do Seu Sacerdócio, presidida por sua Excelência Reverendíssima, D. Manuel Felício, Bispo da diocese da Guarda”, indica o comunicado.
A peregrinação que assinala os 100 anos de ordenação sacerdotal do padre Alvez Brás inicia às 11h00, no espaço Octógono do Fundão, com uma sessão solene, onde serão apresentados “testemunhos sobre a Pessoa e a Obra” do fundador do Instituto Secular das Cooperadoras da Família, assim como “algumas peças musicais pelo Conservatório de Música da Covilhã”.
De tarde, na Paróquia de Donas, a oração mariana começas às 14h30 e, às 15h00, a Missa presidida pelo bispo da Guarda, D. Manuel Felício; às 16h15 vai ser descerrada uma lápide alusiva ao Centenário de Ordenação Sacerdotal.
Entre 19 de julho de 2024 e o mesmo dia de 2025 decorre o Ano Jubilar que assinala os 100 anos de ordenação sacerdotal do padre Joaquim Alves Brás.
O padre Joaquim Alves Brás deixou uma Obra de apoio à família dinamizada por inúmeras fundações, que formam a Família Blasiana: Obra de Santa Zita (OSZ), Centros de Cooperação Familiar (CCF), Instituto Secular das Cooperadoras da Família (ISCF), Movimento por um Lar Cristão (MLC), Fundação Monsenhor Alves Brás e o movimento juvenil “Focos de Esperança”.
PR