Missa junto ao Tejo e encontro com personalidades da cultura portuguesa são pontos altos da visita
O coordenador da visita de Bento XVI a Portugal, D. Carlos Azevedo, afirmou que a presença do Papa na capital “exige” que a população “venha à rua, apesar de ser um dia de semana, para o acolher nos lugares onde ele passará de papamóvel”.
A estadia do Papa em Lisboa assume uma importância especial por ser a primeira escala do pontífice em Portugal. “É o lugar onde será feito o acolhimento e as boas vindas”, sublinhou D. Carlos Azevedo, que é também o responsável diocesano para a visita, no Patriarcado de Lisboa.
O bispo auxiliar destacou o impacto de “dois grandes momentos” da presença do Papa na capital. No dia da chegada, 11 de Maio, ocorrerá pelas 18h15 “a grande celebração” da Missa, num “espaço largo”, ainda por definir, mas que se pretende seja à beira rio.
O presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social acredita que durante esta eucaristia, o Papa “deixará uma mensagem fundamental para este tempo em que vivemos, que é o desafio da santidade”, tema que vai enquadrar a estadia do pontífice em Lisboa.
Na manhã seguinte, Bento XVI reunir-se-á com figuras da cultura portuguesa, no Centro Cultural de Belém, pelas 10h00.
D. Carlos Azevedo revelou à ECCLESIA que, a partir de Março, a delegação do Vaticano regressará a Lisboa, “para estabelecer mais concretamente os lugares, as horas e os passos” do itinerário papal.
Desafio da santidade
O coordenador da estadia do Papa em Lisboa referiu que a opção pelo tema “O Desafio da Santidade” deve-se “à consciência que São Nuno Álvares Pereira veio trazer” de que “precisamos de testemunhos de gente que tenha uma vida radical”.
“Num mundo de meias verdades, de meias tintas, de meias palavras, é preciso que haja uma frontalidade no seguimento do Evangelho”, que se expresse “na santidade, no testemunho da caridade e na partilha”, explicou D. Carlos Azevedo.
O prelado recordou ainda que para João Paulo II, a pedagogia da santidade deveria ser “prioridade pastoral” deste milénio.