Documento base para a animação missionária em Portugal já está publicado

O secretariado-geral da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) publicou neste mês de Setembro a carta pastoral «Para um rosto missionário da Igreja em Portugal».

O texto, que tem como lema «Como eu vos fiz, fazei vós também», surge a partir das conclusões do Congresso Missionário Nacional, realizado em Setembro de 2008. Na altura, o debate incidiu sobre a necessidade da “elaboração de um documento-base” que animasse e orientasse a missão em Portugal.

Num tempo de “profunda mudança”, refere a carta, marcado por um “crescente pluralismo cultural e religioso, aliado a uma onda de secularização e individualismo e a um crescente relativismo e indiferença”, é pedido “com urgência à Igreja que esteja presente na cidade dos homens” com “uma nova cultura de evangelização”.

Portugal precisa mesmo de uma «primeira evangelização», pode ler-se ainda no texto. Por isso, o documento aprovado pelos bispos portugueses salienta a importância da criação de centros missionários, nas dioceses e paróquias portuguesas, para que a «missão universal» esteja presente em todas as áreas pastorais da Igreja.

A Carta pastoral «Para um Rosto Missionário da Igreja em Portugal» está à venda nas livrarias católicas e no próprio secretariado-geral da CEP.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top