Divulgue-se a si mesmo

http://www.youtube.com

Quando falamos de Web 2.0, novas tecnologias, distribuição de conteúdos na rede, é inevitável que o nome Youtube surja de imediato. De facto, esta plataforma digital de distribuição de conteúdos em formato de vídeo, é claramente um dos “best sellers” da nova forma de navegar na internet.

Criado em 2005 por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, que eram empregados da empresa PayPal, foi adquirido no ano seguinte pelo gigante da rede digital Google. O Youtube é um espaço virtual produzido em flash, que permite que os seus utilizadores carreguem e partilhem vídeos em formato digital, podendo ser visualizados por qualquer pessoa. De longe o mais popular do género, sendo o 4º sítio mais visitado em todo o mundo, permite alojar qualquer vídeo (excepto materiais protegidos pelo copyrigth) que não tenham uma duração superior a 10 minutos. Podem ser guardados vídeos mais longos, mas para isso é necessário possuir uma conta especial. Todos os conteúdos disponíveis neste espaço, podem ser disponibilizados para qualquer plataforma (blogues, sítios Web, redes sociais, telemóveis, etc.).  Actualmente cerca de 20 mil vídeos são carregados diariamente e aproximadamente 30 milhões de pessoas os visionam. É com números impressionantes como estes, que a Google, optou por expandir o mercado de publicidade, criando a ferramenta AdSense, onde, através de extraordinários motores de cruzamento de dados, permitem publicitar produtos próximos dos conteúdos que estão a ser reproduzidos.

Em Março de 2008, foi lançado o conceito de “High quality”, que permite a visualização de filmes com qualidade bastante elevada. Recentemente esta plataforma está a aventurar-se na distribuição de conteúdos em directo, sendo que o último de grande impacto deu-se no passado mês de Outubro, com a transmissão do concerto no Pasadena Rose Bowl (Califórnia), da banda irlandesa U2.

A revista norte-americana Time, na sua edição de 13 de Novembro de 2006, elegeu o YouTube como a melhor invenção do ano porque, entre outros motivos, “cria uma nova forma para milhões de pessoas se entreterem, se educarem e se chocarem de uma maneira como nunca foi vista”.

Fernando Cassola Marques

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR