Direitos Humanos: D. Manuel Martins recebe prémio na Ordem dos Advogados

Sessão de entrega do galardão vai decorrer hoje, em Lisboa

Lisboa, 10 dez 2013 (Ecclesia) – A Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados (OA) atribuiu o Prémio Bastonário Ângelo d’ Almeida Ribeiro 2013 ao bispo emérito de Setúbal, D. Manuel Martins.

O prelado vai receber hoje a distinção durante a sessão comemorativa do 65.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem, pelas 17h30, no Salão Nobre da OA, em Lisboa.

O “Prémio Ângelo d’Almeida Ribeiro” foi instituído pela OA para “distinguir anualmente as personalidades ou entidades nacionais que mais se tenham destacado na defesa dos direitos dos cidadãos”, refere o regulamento do galardão.

D. Manuel Martins nasceu em 1927, na Diocese do Porto, onde foi pároco de Cedofeita e, após o regresso do exílio de D. António Ferreira Gomes, em 1969, vigário-geral da diocese até à nomeação para primeiro bispo da Diocese de Setúbal, onde se distinguiu pela “defesa aberta e persistente dos mais carecidos”.

“Denunciou intrepidamente a fome, quando o desemprego angustiou dramaticamente muito povo da sua diocese. Denunciou erros, incoerências, hipocrisias e injustiças. Denunciou a humilhação desumana de ciganos e migrantes, de pobres e sem abrigo”, refere a nota biográfica de D. Manuel Martins publicada na página da internet da Diocese do Porto, onde reside atualmente.

Foi dispensado da Diocese de Setúbal a seu “instante pedido” em Abril de 1998, continuando a “percorrer o País em intervenções na área do social”, refere a nota biográfica.

PR

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top