Diocese do Porto propõe Terço rezado com o computador

Projecto, ainda em fase experimental, prevê versões diferenciadas para crianças, jovens e adultos

A oração do Terço passou a estar disponível através da Internet, podendo ser transferida para computadores e leitores de áudio digitais, possibilitando deste modo a sua audição em qualquer hora e lugar.

A iniciativa, lançada pela diocese do Porto no âmbito da “Missão 2010”, conjunto de actividades que visam o anúncio da mensagem cristã, está ainda numa fase experimental, explicou o Pe. Américo Aguiar à Agência ECCLESIA.

O “Terço digital”, que tem por lema “Com Maria todos os dias”, oferece três modalidades: a “Online” serve para audição imediata através de ligação contínua à Internet, a “Desktop” permite a transferência dos ficheiros para audição diferida, enquanto que a versão “PDA”, a disponibilizar em breve, possibilita a leitura em agendas electrónicas.

O projecto prevê variantes para crianças, jovens e adultos, embora nesta fase inicial a única diferença entre elas seja o aspecto gráfico, já que os conteúdos são idênticos: “O tema das meditações pode ser o mesmo mas a linguagem tem de ser necessariamente diferente”, sublinha o vigário geral da diocese.

Antes de ouvirem o Terço, os utilizadores são convidados a escolher o dia da semana, já que deles dependem os Mistérios que a Igreja reza: Gozosos à Segunda-feira e Sábado, Dolorosos na Terça e Sexta-feira, Gloriosos à Quarta-feira e Domingo e, à Quinta-feira, os Luminosos.

Por agora, a oração é igual em todos os dias da semana, consistindo no encadeamento do Pai-nosso, Ave-maria, Glória e Credo, acompanhado por música sacra e pela indicação gráfica da evolução do Terço, em que as contas do rosário real são substituídas por pontos que mudam de cor à medida que a prece vai sendo rezada.

As meditações, que vão assegurar a diferenciação dos Mistérios, já foram elaboradas pela Pastoral diocesana da Saúde, pelo que se aguarda a sua introdução até ao fim do mês, podendo ser seguidas por textos adaptados ao calendário litúrgico e ao tema da “Festa”, que em Junho vai marcar a “Missão 2010”.

O Pe. Américo Aguiar reconhece que os primeiros dias da iniciativa “acontecem numa base experimental”, pelo que o projecto vai ser melhorado com as sugestões que forem sendo enviadas para os responsáveis.

Inicialmente, o “Terço digital” pretendia acompanhar o mês de Maio na “Missão 2010”, que é dedicado a Maria, Mãe de Jesus, mas o atraso no lançamento do projecto levou a que o mesmo fique disponível no site da diocese pelo menos até Junho, até porque ainda são desejáveis algumas melhorias, como a possibilidade de interromper a oração a qualquer momento, continuando-a mais tarde.

Se a adesão for significativa, o Pe. Américo Aguiar admite que a ideia se possa manter para além dos 30 dias, envolvendo outros departamentos da diocese, que assegurariam alternadamente a produção de novos conteúdos, à semelhança do site “Passo-a-rezar”, cujo sucesso inspirou a criação deste projecto.

O Terço consiste na recitação de cinco dezenas de Ave-marias, introduzidas pelo Pai-nosso e por um convite à meditação num aspecto (Mistério) da vida de Cristo ao qual se associou a sua Mãe, concluindo-se com o Glória, louvor às três pessoas da Santíssima Trindade – Pai, Filho e Espírito Santo.

A oração, cujo nome deriva de ser uma terça parte do Rosário, inclui ainda três Ave-marias pelas intenções do Papa e a antífona Salve-Rainha.

Partilhar:
Scroll to Top