Diocese do Porto de olhos postos na Jornada Mundial da Juventude do próximo ano

Passagem da Cruz dos Jovens vista como «um incentivo muito grande»

Pode dizer-se que o acolhimento à Cruz dos Jovens, na diocese do Porto, no dia 10, foi como que um regresso às origens. É que foram precisamente os jovens desta diocese que encabeçaram o grupo de acompanhou, de Santiago de Compostela para Portugal, o símbolo das Jornadas Mundiais da Juventude.

Recordando esse dia 8, na Catedral de Santiago, quando o grupo português recebeu a Cruz das mãos dos jovens espanhóis, o padre Luís Mateus considera que “foi muito importante para eles sentirem o peso daquela Cruz, não o peso da madeira, mas da responsabilidade de serem jovens cristãos, chamados a darem testemunho”.

Agora, depois de terem ido buscar a Cruz e o ícone de Maria a Lamego – participando na Eucaristia da Sé de Lamego, no dia anterior – os jovens do Porto reuniram-se em oração, com a população, na Igreja de São José das Taipas.

O facto de puderem contactar novamente, ainda que por pouco tempo, com o símbolo, agora na sua diocese, “foi uma ocasião de alegria e de grande motivação, para tomarem parte na Jornada Mundial que está a chegar”, revela o sacerdote, director do Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil do Porto (SDPJP).

“A Cruz é um incentivo muito forte, muito importante, para os jovens. Aquilo que eu lhes tentei transmitir, ao longo dos períodos de oração que tivemos, foi que eles tocassem e se deixassem tocar pela Cruz”, revela o padre Luís Mateus. 

A diocese do Porto tem a possibilidade de preparar uma das 10 catequeses que depois vão ser disponibilizadas, aos jovens de todo o país, de forma a fazerem caminho para a Jornada Mundial da Juventude 2011, em Madrid.

“Trata-se da catequese sobre a Igreja”, revela o director do SDPJP, acrescentando ainda que já escolheram também a diocese onde vão ficar durante o período pré-jornada, “em Granada, com quem já foram estabelecidos os contactos”.

Durante o mês de Setembro, o SDPJP vai divulgar o evento por toda a diocese, contando com a colaboração de todas as vigararias, para mobilizar o maior número de jovens possível.

A Cruz da Jornada Mundial da Juventude peregrina por Portugal entre 8 e 20 de Agosto, procurando motivar a participação no próximo encontro mundial dos jovens, que se realiza em Madrid, entre 16 e 21 de Agosto de 2011, dado que a Cruz e o ícone mariano que a acompanha, o mais importante de Roma, são os objectos materiais polarizadores da iniciativa.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top