Diocese do Funchal prepara os 500 anos

Lisboa, 3 jun 2011 (Ecclesia) – A diocese do Funchal (Ilha da Madeira) lançou o projeto pastoral «Diocese, Igreja em Missão» para os próximos três anos no intuito de preparar as celebrações dos 500 anos deste território eclesial.

Na conferência de imprensa realizada esta quinta-feira, naquela cidade madeirense, foram apresentadas as linhas gerais do projeto que apontam para a “construção de comunidades cristãs vivas e apostólicas”

Criada pelo Papa Leão X a 12 de junho de 1514, as comemorações jubilares têm início a 12 de junho deste ano com uma eucaristia presidida pelo núncio apostólico, D. Rino Passigato, e um concerto, à noite, na igreja matriz de Machico, “localidade onde foi celebrada a primeira missa pelos padres franciscanos, na chegada à Madeira” – lê-se num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Ao longo dos próximos três anos, de acordo com o projeto pastoral preparado para o efeito, procura-se “fazer um percurso conjunto de renovação pastoral e comunhão eclesial, em toda a diocese” – sublinha o documento assinado por D. António Carrilho.

Cada ano terá um programa específico, sendo que no primeiro (2011/2012) será dado especial atenção ao “acolhimento, à família e às estruturas” e no final deste haverá “uma grande assembleia diocesana, a Festa das Famílias”.

A iniciação cristã, a “Eucaristia como centro da vida cristã” e a renovação “das tradicionais festas do Santíssimo Sacramento e Confrarias” estarão em destaque para 2012/2013, tal como um Congresso Eucarístico.

Na proximidade de 12 de junho de 2014, haverá uma celebração diocesana das comemorações dos 500 anos e está em estudo “um projeto de congresso internacional sobre história, cultura e espiritualidade na primeira diocese global” – realça o comunicado.

Para as celebrações foi criado um logótipo e um hino cuja letra é da irmã Maria da Cruz e música do padre Ignácio Rodrigues.

LFS

Partilhar:
Scroll to Top