Relativamente à visita do Papa Bento XVI a Portugal, a Diocese do Algarve incentiva as suas paróquias a “aproveitá-la pastoralmente” através de algumas sugestões enviadas em carta dirigida aos párocos.
O documento, assinado pelo cón. José Pedro Martins, vigário episcopal para a Pastoral, incentiva à implementação de “encontros sobre a Igreja”, mais precisamente sobre a sua apostolocidade” ou sobre “O ministério de Pedro e seus sucessores”.
A Diocese do Algarve sugere ainda às suas comunidades que dêem a conhecer aos seus paroquianos os “documentos mais significativos” do magistério de Bento XVI e que aproveitem a oração do rosário, em Maio, para introduzir no terço algumas passagens dos textos anteriormente referenciados ou outros, bem como “preces pelo Papa e pelos frutos da sua visita”.
A Igreja do Algarve propõe ainda às suas paróquias que usem os recursos da liturgia nas missas feriais e, particularmente, nas dominicais de 8 e 9 de Maio, com a introdução de referências à visita do Papa nas orações eucarísticas, na oração universal e no final das Eucaristias.
Samuel Mendonça