Diocese de Viana celebra 33 anos de instituição canónica

Fórum e Jornadas de Formação Permanente marcam os próximos dias

A Diocese de Viana do Castelo celebra hoje 33 anos de Instituição Canónica decretada pelo Papa Paulo VI, a 3 de Novembro de 1977. O aniversário da comunidade diocesana é celebrado, às 18h00, numa Eucaristia presidida pelo novo Bispo de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira, na Sé local.

Também hoje, no Seminário de Viana do Castelo, arrancam o XVI Fórum Sacerdotal e as II Jornadas de Formação Permanente do Clero. Ao longo de três dias, o teólogo Dionísio Borobio, orienta a formação para os sacerdotes abordando a problemática da iniciação cristã como processo de renovada evangelização.

O professor Catedrático de Liturgia e Sacramentos na Faculdade de Teologia da Universidade Pontifícia de Salamanca vai intervir seis vezes começando por definir os «novos delineamentos» do que é a iniciação cristã.

Após esta primeira intervenção, pelas 10h00 no Seminário Diocesano, precisamente no dia em que a Diocese de Viana do Castelo comemora o seu 33.º aniversário, Dionísio Borobio intervém ainda sobre o sacramento do Baptismo (às 11h30) e sobre o sacramento da Confirmação (às 14h30).

O segundo dia desta formação começa com uma intervenção sobre “primeira Eucaristia, primeira Penitência e Iniciação Cristã”, às 10h00, terminando com a intervenção de Borobio sobre a “Família e Iniciação Cristã”.

No último dia (5 de Novembro), às 10h00, este especialista fala sobre a “Iniciação Cristã de Adultos: Catecumenado”.

Este tempo de formação termina com a celebração Eucarística na Capela do Seminário Diocesano em sufrágio pelos sacerdotes falecidos nesta diocese.

O conferencista convidado, Dionisio Borobio, nasceu em Soria em 1938. Estudou no Seminário Diocesano Bilbao, na Universidade Gregoriana e no Pontifício Ateneu Santo Anselmo, onde se doutorou em Teologia Litúrgica. É também licenciado em Filosofia pela Universidade Complutense.

Foi professor de liturgia e sacramentos em Deusto e actualmente exerce a docência como catedrático de Liturgia e Sacramentos na Universidade Pontifícia de Salamanca. É sacerdote diocesano de Bilbao desde a sua ordenação em 1965.

Boróbio é autor de uma vasta obra publicada que começou nos anos 70, com um livro sobre a Confirmação e não mais parou de escrever até à actualidade. Entre os sacerdotes formados na Faculdade de Teologia de Braga a obra mais conhecida, porque adoptada como manual, é a “Celebração na Igreja”, editada em vários volumes.

Paulo Gomes

Partilhar:
Scroll to Top