Diocese de Santarém reconhece que falhas de comunicação prejudicam unidade

Conselho Pastoral avaliou cumprimento do Plano Pastoral de 2009-10

A necessidade de ultrapassar as insuficiências na comunicação entre paróquias e departamentos da diocese de Santarém foi um dos assuntos debatidos no Conselho Pastoral que se realizou neste Sábado.

“Até há bem pouco tempo os nossos párocos eram a ligação mais eficaz na comunicação com a população. Mas esse é um elo que apenas se tem situado do altar abaixo”, constatou o Pe. Aníbal Vieira, secretário do Conselho Pastoral Diocesano.

“Neste momento esse sistema não funciona, até porque muitos sacerdotes nem sempre podem ir regularmente a todas as comunidades que lhes foram confiadas”, acrescentou.

Por outro lado, a multiplicação das fontes de informação e o fácil acesso às mesmas fez com que o papel dos párocos perdesse a relevância de outrora, o mesmo se passando com o anúncio que transmitem: “Antigamente ia-se à fonte buscar a mensagem evangélica; agora temos que encontrar canais que nos façam levar a Boa Notícia às comunidades”, admitiu o Pe. Aníbal Vieira.

Uma das áreas mais afectadas pelas falhas na comunicação é a Pastoral das Vocações, sector especialmente sensível durante o Ano Sacerdotal. Além do Pré-Seminário, a diocese conta com o Grupo de São Francisco de Sales, direccionado para adultos que se interrogam sobre o chamamento que Deus lhes dirige.

“Há várias pessoas que têm manifestado a vontade de fazer uma caminhada vocacional, só que por vezes não conhecem as estruturas que ajudam a realizar esse processo de discernimento. E as comunidades também não”, explicou o sacerdote à Agência ECCLESIA.

A ignorância sobre os serviços e actividades estende-se a outros domínios, dificultando a coesão dos diversos organismos. “A diocese ainda é jovem, pelo que não tem a noção de corpo organizado e dinamizado”, sublinhou o director do Secretariado das Comunicações Sociais.

Uma das respostas a esta realidade consiste na renovação do site da diocese. Além da modificação do desenho, o projecto visa a criação de vínculos que garantam o envolvimento dos organismos e paróquias na produção e publicação de notícias.

No encontro deste Sábado, que contou com a presença de cerca de trinta pessoas, foi também avaliado o cumprimento dos objectivos do Ano Pastoral de 2009-10.

De acordo com o Pe. Aníbal Vieira, a assembleia, composta por representantes de vigararias, secretariados e movimentos, verificou que “tem havido um crescendo na ‘Corrente de Oração’ pelas vocações, que começou com uma certa debilidade”.

Os participantes reconheceram igualmente que faltam “leigos com formação pastoral e intelectual para uma intervenção mais abrangente”.

“Tem havido uma certa queda na tradição cristã, bem como uma quase indiferença pelo seu projecto, o que é um grave perigo”, observou o secretário do Conselho Pastoral Diocesano. “Pensamos que esta questão está a ser vencida através da vontade de fazer caminho com Cristo”.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top