Sob o tema «Viviam unidos e punham tudo em comum», a diocese de Leiria-Fátima vai realizar a sua 79ª peregrinação ao Santuário de Fátima, no próximo dia 21 de Março.
O programa, inserido na dinâmica pastoral do presente ano, no itinerário espiritual da Quaresma e na celebração do centenário do nascimento da beata Jacinta Marto.
Segundo um comunicado enviado à Agência ECCLESIA, esta actividade será “dedicada especialmente aos pastorinhos Francisco e Jacinta Marto”, por ocasião do centenário do nascimento da pastorinha e no 10º aniversário da sua beatificação e do seu irmão.
Haverá, no Centro Paulo VI, a evocação da vida da mais nova dos viventes e a actuação do coro infantil «Pastorinhos de Fátima» acompanhado de vários músicos.
O comunicado expressa ainda que “este acontecimento, que congrega muitos milhares de fiéis, permite-lhes rezar e experimentar a comunhão com a Igreja, sentindo-se membros de uma grande família espiritual”.
Na sua mensagem para a Quaresma, o bispo da diocese, D. António Marto, sublinhou que esta é “uma marcha solidária de um povo de peregrinos que caminham juntos ao encontro da Mãe do Bom Conselho para com ela renovarem a sua fé, fazerem a revisão de vida, saborearem a experiência viva daquela comunhão que constitui o coração da Igreja.
A caminhada espiritual anual dos católicos da Diocese até Fátima dá continuidade à iniciativa que já vem desde 1931, um ano após o bispo D. José Alves Correia da Silva ter declarado dignas de crédito as aparições da Virgem Maria na Cova da Iria.
O programa apresenta momentos especiais para os jovens e os escuteiros, nomeadamente no Sábado. “No Domingo, integram-se na peregrinação geral com os outros fiéis, vivendo uma experiência da família eclesial diocesana”.
Programa:
8-9 h. – Confissões na Capela da Reconciliação, da Igreja da Santíssima Trindade.
9.00 h. – Concentração na igreja da Santíssima Trindade e momento de interiorização espiritual.
9.30 h. – Caminhada para a Capelinha e saudação a Nossa Senhora.
10.00 h. – Oração do Rosário
11.00 h. – Celebração da Eucaristia no altar do recinto e bênção dos doentes
15.00 h. – Evocação festiva dos Pastorinhos, no Centro Paulo VI