A diocese de Lamego esteve reunida na III Assembleia Geral do Clero. O encontro que juntou cerca de 70 sacerdotes no passado dia 5, foi centrado no Ano Sacerdotal.
O clero da diocese ouviu quatro leigos “expressarem o que esperam dos sacerdotes e quais as prioridades que devem ser dadas ao exercício do ministério sacerdotal”, dá conta um comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
D. Jacinto Botelho, bispo da diocese, presidindo à III Assembleia Geral do Clero, sublinhou a importância de “nos ouvirmos uns aos outros”.
“Mas é ainda mais importante ouvirmos o Espírito Santo para procurarmos cumprir a vontade de Deus. Entregamos os bons frutos deste encontro a Nossa Senhora e invocamos também o Santo Cura d’Ars, para que este Ano Sacerdotal produza na nossa vida uma maior fidelidade a Cristo.”
Ao clero presente o bispo diocesano lembrou que os sacerdotes não são apenas “dispensadores dos sacramentos”, mas também “primeiros beneficiários desses mesmos sacramentos, em especial no sacramento da reconciliação”.
Presente no encontro, o Secretário da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios, o Pe. Jorge Madureira relembrou as conclusões do V Simpósio do Clero que realizou em Setembro.
O encontro do clero de Lamego serviu ainda para apresentar o programa pastoral na diocese que, este ano, “aprofunda o sentido e a vivência do Sacramento da Eucaristia, como centro da comunidade eclesial e referência fundamental para a santificação pessoal e comunitária”.