Primeiro impulso para a nova estrutura de apoio aos mais pobres vai resultar das verbas obtidas com a campanha de Natal «10 Milhões de Estrelas»
O bispo de Lamego, D. Jacinto Botelho, anunciou este Domingo a criação de um “Fundo Solidário Diocesano”, com o objectivo de responder aos pedidos de ajuda recebidos em organismos civis e da Igreja Católica.
A nova estrutura, coordenada pela Cáritas de Lamego, surge como uma das respostas da Igreja Católica às “crescentes necessidades” de uma população com “acentuada falta de acesso a outra ajuda para além da solidariedade dos cristãos”, explica uma nota de imprensa da diocese lamecense.
Este organismo servirá também para garantir a comparticipação nos projectos apresentados pela Cáritas de Lamego ao “Fundo Social Solidário”, instrumento criado pela Conferência Episcopal Portuguesa.
O primeiro impulso para a constituição do Fundo Diocesano vai ser obtido através das receitas da campanha de Natal “10 Milhões de Estrelas – um Gesto pela Paz”, que consiste na aquisição de velas ao preço unitário de 1 €.
Uma parte minoritária das verbas resultantes desta iniciativa é destinada à Cáritas Portuguesa, para apoio à renovação de um orfanato em avançado estado de degradação.
A compra das velas pode ser feita mediante contacto com os párocos da diocese ou com a Cáritas de Lamego (telefone: 254 68 85 12; correio electrónico: caritas@diocese-lamego.pt).
Durante a campanha e após o seu termo poderão ser feitos donativos através de transferência bancária para o NIB 0045 3360 4016 8347 5194 2, indicando a finalidade da oferta (“Fundo Solidário Diocesano”).
Anúncio da criação do Fundo Solidário Diocesano feito pelo bispo de Lamego – Vídeo