Cerca de 300 pessoas passaram pelos 11 ateliers do «Fórum Evangelizar»
O bispo da Guarda “pretende criar uma «Missão Nova Evangelização»”, afirmou à Agência ECCLESIA o director do Departamento de Educação Cristã da Juventude. Em declarações ao site da diocese, o Pe. Jorge Castela esclarece que essa iniciativa ocorrerá “dentro de alguns anos”.
Para aquele responsável, o «Fórum Evangelizar», que decorreu este Sábado, na Guarda, enquadrou-se na prioridade estabelecida pelo prelado, ao oferecer metodologias de transmissão da mensagem cristã adaptadas às circunstâncias actuais.
“É óbvio que temos que mudar a nossa pastoral”, considerou o Pe. Jorge Castela. “Não podemos estar a pensar numa catequese que se fazia há 20 anos, quando hoje em dia se utilizam imensas técnicas e dinâmicas” e “os jovens precisam de ter coisas para ver e para fazer”, acrescentou.
O evento respondeu igualmente à “necessidade muito grande de formação” que tem sido apontada “pelos bispos da Conferência Episcopal” e pelo “próprio Papa”, referiu o Pe. Jorge Castela, para quem “os nossos cristãos ainda não sabem muito bem, às vezes, onde estão”.
Da multimédia à dança, da Bíblia à música, da infância à adolescência
Cerca de 300 pessoas participaram no «Fórum Evangelizar», inspirado na pedagogia salesiana.
Os catequistas e auxiliares, dos 15 aos 70 anos, constituíram a maioria dos inscritos, entre os quais também se encontravam animadores de grupos de jovens e responsáveis de organismos e serviços paroquiais.
Os participantes tiveram à sua disposição 11 ateliers: Multimédia na animação pastoral; Como elaborar orações; Utilização da Bíblia; Técnicas de animação ao ar livre; Técnicas de animação no grupo; Música na animação Pastoral e na Catequese; Reunião com pais; Dança e expressão corporal na animação pastoral; Iniciação ao Retiro; Preparar a Catequese; Pedagogia da Infância; Pedagogia da Adolescência; Dança contemplativa.
Paralelamente foi criado um espaço denominado «Aprende para Evangelizar», à base de canções com gestos e dinâmicas.
A actividade, integrada no Dia Diocesano do Catequista, foi organizada pelo Secretariado da Pastoral Vocacional e pelo Secretariado Diocesano da Educação Cristã, que abrange os departamentos da Pastoral Juvenil, Pastoral Vocacional e Catequese de Infância e Adolescência.
Ateliers despertaram vontade de aprender mais
“Quando o departamento da Pastoral Juvenil pensou esta iniciativa, pretendeu-se que as pessoas pudessem ter meios e instrumentos ao seu alcance para fazerem melhor evangelização. Com esta dinâmica dos ateliers, os participantes vão à procura daquilo que mais precisam, ficando mais capacitados”, explicou o Pe. Jorge Castela.
“Estou em crer que com o dinamismo criado este ano – continuou o responsável – haverá mais inscrições na próxima edição, porque as pessoas ficaram entusiasmadas e com vontade de mais. Os participantes tinham a possibilidade de participar em três ateliers e ficaram com ‘água na boca’ para experimentar outros”.
O facto de a actividade ocorrer no início do ano pastoral “dá um entusiasmo acrescido à actividade nas paróquias. Eu acredito que os catequistas que participaram vão agora ter mais vontade de fazer experiências novas com os seus miúdos”, observou o sacerdote.
Os responsáveis querem repetir a iniciativa em 2010, embora o Pe. Jorge Castela não afaste a possibilidade de a propor mais do que uma vez por ano.