Exortação apostólica sublinha importância do compromisso com os pobres na Doutrina Social da Igreja

Cidade do Vaticano, 09 out 2025 (Ecclesia) – A exortação apostólica‘Dilexi Te’, de Leão XIV, destaca a importância da Doutrina Social da Igreja, que acompanhou as mudanças sociais e económicas dos últimos dois séculos, e reforça o papel central dos pobres como protagonistas da mudança.
“A acelerada transformação tecnológica e social dos últimos dois séculos, cheia de trágicas contradições, não foi apenas sofrida pelos pobres, mas também por eles enfrentada e pensada. Os movimentos de trabalhadores, mulheres e jovens, assim como a luta contra a discriminação racial levaram a uma nova consciência da dignidade daqueles que estão à margem”, escreve o Papa, no primeiro documento do género neste pontificado, divulgado hoje pelo Vaticano.
O título ‘Dilexi Te’ (Eu amei-te, em português) é retirado de uma passagem do último livro da Bíblia, o Apocalipse (Ap 3, 9). Francisco estava a preparar esta exortação apostólica, antes da sua morte (21 de abril), um projeto agora assumido e publicado por Leão XIV.
“É preciso reconhecer novamente que a realidade se vê melhor a partir das periferias e que os pobres são sujeitos de uma inteligência específica, indispensável à Igreja e à humanidade”, indica o Papa, nascido nos EUA e antigo missionário no Peru.
O documento faz referência às contribuições históricas dos Papas para o desenvolvimento da Doutrina Social da Igreja desde Leão XIII, com a encíclica ‘Rerum novarum’ (1891), que inspirou a escolha do nome do atual Papa.
A ‘Dilexi Te’ recorda como São João XXIII, São Paulo VI, Bento XVI e São João Paulo II reforçaram o compromisso da Igreja com os pobres, destacando a dimensão “cristocêntrica” da Doutrina Social e a defesa da dignidade humana e dos direitos sociais.
Mesmo correndo o risco de parecer ‘estúpidos’, é tarefa de todos os membros do Povo de Deus fazer ouvir, ainda que de maneiras diferentes, uma voz que desperte, denuncie e se exponha. As estruturas de injustiça devem ser reconhecidas e destruídas com a força do bem, através da mudança de mentalidades e também, com a ajuda da ciência e da técnica, através do desenvolvimento de políticas eficazes na transformação da sociedade.”
O texto cita a constituição pastoral ‘Gaudium et spes’, do Concílio Vaticano II, nos anos 60 do século XX, que sublinhou o “destino universal dos bens da terra e a função social da propriedade”.
Leão XIV coloca-se em continuidade com este magistério, evocando ainda as Conferências do Episcopado Latino-Americano em Medellín, Puebla, Santo Domingo e Aparecida, que se realizaram nas últimas décadas.
“Eu mesmo, missionário no Peru durante tantos anos, devo muito a este caminho de discernimento eclesial, que o Papa Francisco com sabedoria soube unir ao de outras Igrejas particulares, especialmente do chamado Sul global”, assume.
A exortação aborda a prática da esmola, assinalando que “não goza de boa fama, frequentemente nem mesmo entre os cristãos”.
O Papa sublinha que “a esmola não isenta as autoridades competentes das suas responsabilidades, nem elimina o empenho organizativo das instituições, muito menos substitui a legítima luta pela justiça”, mas convida a “parar e a olhar nos olhos a pessoa pobre, tocando-a e partilhando com ela algo do que se tem”.
“Reafirmo que o auxílio mais importante para uma pessoa pobre é ajudá-la a ter um bom trabalho, para que possa ter uma vida mais condizente com a sua dignidade, desenvolvendo as suas capacidades e oferecendo o seu esforço pessoal”, assinala Leão XIV.
Por outro lado, se ainda não existe essa possibilidade concreta, não devemos correr o risco de deixar uma pessoa abandonada à própria sorte, sem o indispensável para viver dignamente. Assim, a esmola continua a ser um momento necessário de contato, encontro e identificação com a condição do outro.”
A ‘Dilexi Te’ está dividida em 121 pontos, com quase 60 citações de Francisco, entre as 129 notas do texto.
Uma exortação apostólica é um documento formal do Papa dirigido principalmente aos católicos, sem se limitar a eles, cujo objetivo principal é orientar os destinatários sobre um tema específico – neste caso, “o amor para com os pobres”.
OC
«Dilexi Te»: Primeira exortação de Leão XIV assume legado social de Francisco