«Não deixemos sozinhos os idosos, não os abandonemos à margem da vida», pede Francisco
Roma, 22 jul 2023 (Ecclesia) – O Papa desafiou hoje os jovens que se preparam para a JMJ a visitar os mais velhos, numa mensagem por ocasião do III Dia Mundial dos Avós, que se celebra este domingo.
“A vós, jovens, que estais a preparar-vos para partir para Lisboa ou que vivereis a Jornada Mundial da Juventude na própria localidade, quero dizer: antes de sair para a viagem, ide visitar os vossos avós, fazei uma visita a um idoso sozinho”, pede Francisco, na sua mensagem para este dia.
“A sua oração proteger-vos-á e levareis no coração a bênção daquele encontro. A vós, idosos, peço para acompanhardes com a oração os jovens que estão prestes a celebrar a JMJ”, acrescenta.
‘A sua misericórdia se estende de geração em geração’, uma passagem do Evangelho segundo São Lucas (Lc 1, 50) é o tema que o Papa Francisco escolheu para o III Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, celebração instituída no seu pontificado.
O Dia Mundial dos Avós e dos Idosos pretende ser um pequeno e delicado sinal de esperança para eles e para a Igreja inteira. Por isso renovo o meu convite a todos – dioceses, paróquias, associações, comunidades – para o celebrarem, colocando no centro a alegria transbordante dum renovado encontro entre jovens e idosos”.
Francisco, de 86 anos, destaca a importância do diálogo entre gerações e da valorização dos mais velhos.
“O primeiro desejo do Senhor é que não deixemos sozinhos os idosos, que não os abandonemos à margem da vida, como hoje, infelizmente, acontece com demasiada frequência”, sustenta.
A mensagem sugere gestos concretos de companhia, para “abraçar os avós e os idosos”.
“Não os deixemos sozinhos; é preciosa a sua presença nas famílias e nas comunidades: dá-nos a noção de partilhar a mesma herança e de fazer parte dum povo em que se preservam as raízes”, insiste.
A menos de dois meses do início da edição internacional da JMJ, em Lisboa, o Papa destaca a “proximidade estupenda” entre a celebração do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos e a Jornada Mundial da Juventude.
O Senhor espera que os jovens, ao encontrar os idosos, acolham o apelo a guardar as memórias e reconheçam, graças a eles, o dom de pertencerem a uma história maior. A amizade duma pessoa idosa ajuda o jovem a não cingir a vida ao presente e a lembrar-se que nem tudo depende das suas capacidades”.
O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, da Santa Sé, convida as dioceses, as paróquias, as associações e as comunidades a celebrar este Dia com “uma solene Eucaristia juntamente com os avós e os idosos”, e convida os jovens a visitarem os idosos sozinhos da sua comunidade.
Por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, os idosos são convidados a “rezar particularmente pelos jovens das suas famílias e comunidades para, assim, acompanhá-los na peregrinação a Lisboa”.
O organismo da Cúria Romana divulgou, online, “ferramentas pastorais” para a preparação e realização do III Dia Mundial dos Avós e dos Idosos.
O Papa vai presidir à Missa, na Basílica de São Pedro, às 10h00 (menos uma em Lisboa), para assinalar a celebração.
OC
Igreja: JMJ 2023 lançou campanha para celebrar o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos