De 15 a 18 de Outubro, Portugal recebe o evento “Dias da Diversidade”, uma iniciativa desenvolvida no âmbito da campanha europeia “Pela Diversidade. Contra a Discriminação” e que decorrerá no Centro Colombo, em Lisboa, entre as 10h00 e as 24h00.
Os «Dias da Diversidade» englobam várias iniciativas dirigidas ao público em geral e organizadas em parceria com ONG’s, Parceiros Sociais e Organismos Públicos nacionais que trabalham nas áreas da diversidade e discriminação.
O evento em Portugal pretende sensibilizar o público em geral para os temas da discriminação e para as leis existentes que visam proteger os cidadãos, bem como para promover uma melhor compreensão do valor e importância de uma sociedade diversificada. O evento é organizado em parceria com ONG’s, Parceiros Sociais e Organismos Públicos nacionais que trabalham nas áreas da diversidade e discriminação e que vão dinamizar actividades atraentes, informativas e vocacionadas para todas as faixas etárias.
Dias da Diversidade:
15 a 18 de Outubro de 2009
Slogan: «Promova a igualdade – faça a diferença!»
Algumas das actividades programadas:
– Ping-Pong em cadeira de rodas – Tem como objectivo convidar os visitantes a jogarem ping-pong numa cadeira de rodas de forma a experienciarem a sensação de ser portador de alguma deficiência.
– Pintar pela Diversidade – Pintar de uma maneira diferente: com a boca.
– Mosaico de Fotografias – Tirar uma fotografia a participantes do público, com uma máquina de revelação instantânea Polaroid, que será colocada num mural fotográfico com a mensagem: “Não perca tempo a descobrir as diferenças. Somos todos responsáveis”, numa clara relação com o jogo comum “Descubra as Diferenças”.
– Quizz Electrónico Anti-Discriminação – Um quizz electrónico sobre discriminação, com perguntas de resposta imediata. Serão atribuídos prémios aos vencedores do quizz.
– Baú das ideias – Um baú que servirá de depósito para as mensagens dos visitantes, onde estes poderão colocar ideias para combater a discriminação, comentários, mensagens de encorajamento.
– Actuações Musicais – Actuações de 10/15 minutos, com grupos de dança variadas.
– Interpretação e tradução inloco – Vários tradutores, de várias nacionalidades, estarão à disposição dos visitantes para traduzir e dialogar em várias línguas.