«Cristãos e muçulmanos: juntos para o cuidado da Casa comum» é o tema da 50ª mensagem enviada pelo Vaticano
Cidade do Vaticano, 02 jun 2017 (Ecclesia) – O presidente do Conselho Pontifício para o Diálogo Interreligioso enviou hoje uma mensagem aos muçulmanos pelo início do Ramadão onde assegura “solidariedade orante” por este mês de jejum e para a celebração do ‘Id al-Fitr’.
No documento, o cardeal Jean-Louis Tauran expressa “os melhores votos de serenidade, alegria e abundantes frutos espirituais” por parte dos fiéis católicos.
Com o tema ‘Cristãos e muçulmanos: juntos para o cuidado da Casa comum’, a mensagem deste ano é inspirada na Encíclica do Papa Francisco ‘Laudato Si’.
O presidente do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso espera os pensamentos religiosos possam “sustentar todos com a ajuda de Deus” no caminho da paz e da bondade, “ao cuidar dos membros da família humana e de toda a Criação”.
A mensagem ganha mais destaque pelo cinquentenário da primeira mensagem enviada aos muçulmanos do mundo inteiro – pelo Papa Paulo VI em 1967 – três anos depois da criação do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-religioso.
Entre as atividades deste organismo da Santa Sé para a promoção do diálogo com os muçulmanos “a mais importante” é mesmo esta atenção anual para o Ramadã e o ‘Id al-Fitr’ (festa conclusiva deste mês de jejum ritual) que é uma reflexão pelos “desafios atuais e urgentes”.
CB/PR