Cristãos e hindus incentivados a esforçarem-se «sinceramente» para serem «artesãos da paz»
Cidade do Vaticano, 07 nov 2023 (Ecclesia) – O Dicastério para o Diálogo Inter-religioso da Santa incentiva cristãos e hindus a construírem “a paz na verdade, na justiça, no amor e na liberdade”, numa mensagem enviada pela festa de Deepavali.
“Como fiéis e responsáveis nas nossas respetivas religiões com convicções comuns e um sentido de responsabilidade partilhada para o bem-estar da humanidade, que nós, cristãos e hindus, nos esforcemos sinceramente para nos tornarmos artesãos da paz”, escrevem os responsáveis pelo Dicastério para o Diálogo Inter-religioso, na mensagem divulgada hoje pela Sala de Imprensa da Santa Sé.
No documento, o prefeito do organismo da Santa Sé, D. Miguel Ángel Cardeal Ayuso Guixot, e o secretário, o monsenhor Indunil Kodithuwakku Janakaratne Kankanamalage, desejam que, “de mãos dadas com os seguidores de outras tradições religiosas e com todas as pessoas de boa vontade”, possam trabalhar juntos para construir o mundo sobre “os fundamentos duradouros da verdade, da justiça, do amor e da liberdade, para que todos possam desfrutar de uma paz genuína e duradoura”.
‘Cristãos e Hindus: construamos a paz na verdade, na justiça, no amor e na liberdade’, é o tema da mensagem do Dicastério para o Diálogo Inter-religioso para a comunidade hindu que vai celebrar a festa do Deepavali , ou Diwali, conhecido como ‘Festival das Luzes’, este ano dia 12 de novembro.
“As famílias, guiadas pelo exemplo dos pais e dos idosos, bem como as instituições educativas e os meios de comunicação, devem desempenhar um papel preeminente na inspiração do desejo de paz e no ensino de valores que construam a paz nos homens e mulheres de todas as idades”, escrevem.
D. Miguel Ángel Cardeal Ayuso Guixot e monsenhor Indunil Kodithuwakku Janakaratne Kankanamalage, citam o Papa Francisco, à delegação da Associação de ex-alunos da Fraternidade Emouna, que visa fortalecer os laços de fraternidade entre membros de diferentes religiões (junho de 2018), e salientam que cabe às religiões e aos líderes religiosos “esforçar-se para encorajar os seus seguidores a serem pessoas cujas vidas são moldadas pela verdade, pela justiça, pelo amor e pela liberdade”.
A mensagem aos hindus também destaca a Encíclica ‘Pacem in terris’ (1963), de São João XXIII, os responsáveis pelo Dicastério para o Diálogo Inter-religioso consideram que, nos últimos 60 anos, este documento papal deu uma “maior consciência entre as pessoas do mundo inteiro – ainda que numa medida diferente – da necessidade de respeitar a dignidade transcendental das pessoas, os seus legítimos direitos e a sua responsabilidade partilhada de trabalhar pelo bem comum num espírito de solidariedade”.
Aos “queridos amigos hindus”, os dois responsáveis esperam que Deus, a “Luz Suprema”, possa “iluminar os seus corações e mentes, abençoar suas casas e seus bairros e encher suas vidas de paz e felicidade!”.
‘Deepavali’ é uma das maiores festividades hindus, é a vitória da luz sobre as trevas, do bem sobre o mal, da sabedoria sobre a ignorância e a festividade é também celebrada por siques, budistas e jainistas.
CB