Prémio internacional reconhece contributo para a aproximação entre culturas
Lisboa, 20 jul 2011 (Ecclesia) – A Fundação Calouste Gulbenkian atribui hoje o seu ‘Prémio Internacional’ à Organização Mundial do Movimento Escutista (OMME), sublinhando o seu “contributo para o diálogo e a aproximação entre as diferentes culturas e religiões”.
“Em 2011, o Prémio Internacional Calouste Gulbenkian distinguirá uma personalidade ou instituição que tenha contribuído para a defesa dos direitos humanos, através do respeito pelo diálogo intercultural, interétnico ou inter-religioso”, assinala o site oficial da Fundação.
O valor monetário (100 mil euros) vai ser dividido, em partes iguais, entre a OMME e a Fundação Internacional Yehudi Manuhin, a outra vencedora.
“O júri, constituído por Jorge Sampaio, Fernando Henrique Cardoso, Hubert Vedrine, Vartan Gregorian e José Gomes Canotilho, decidiu distinguir estas duas instituições, reconhecendo o seu inestimável contributo para o diálogo e a aproximação entre as diferentes culturas e religiões”, refere a Fundação Gulbenkian, em comunicado.
Luc Panissod, secretário-geral da OMME, vai estar presente na cerimónia e declarou-se satisfeito com a atribuição deste prémio.
“Acredito que podemos estar orgulhosos pelo facto de os mais de 100 anos de atividades de educação não-formal a educar pessoas jovens a serem cidadãos autónomos e responsáveis nas suas comunidades, respeitadores dos direitos universais do ser humano, do ambiente e da natureza, desejosos de contribuir para a construção de um mundo melhor onde a paz prevalecerá, possam ter sido reconhecidos com esta distinção”, assinala, em comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA pela Federação Escotista de Portugal.
A distinção à OMME é a última a ser conhecida após a divulgação dos prémios nacionais nas vertentes artística (Pedro Carneiro), educativa (Fernando Pádua e Maria Amélia Ferreira), científica (Nuno Peres) e de beneficência (AEIPS).
“Estes prémios vêm reafirmar a fidelidade ao desígnio de Calouste Sarkis Gulbenkian, que instituiu aquelas quatro áreas como os quatro objetivos estatutários da Fundação. O Prémio Internacional vem ainda recordar as múltiplas dimensões que marcaram a vida e a personalidade do seu fundador”, indica a página oficial da Fundação.
Todos os prémios são entregues a 20 de julho, data em que se assinala a morte de Calouste Gulbenkian, às 18h00, no anfiteatro ao ar livre da Fundação, em Lisboa, numa cerimónia aberta ao público.
A Organização Mundial do Movimento Escutista é uma organização internacional, não-governamental, composta por três órgãos: Conferência Mundial do Escutismo, Comité Mundial do Escutismo e «Bureau» Mundial (serviços de secretariado).
A instituição fundada por Baden-Powell tem cerca de 30 milhões de jovens e adultos associados, em 160 países, incluindo Portugal, onde a Associação dos Escoteiros de Portugal (AEP) e o Corpo Nacional de Escutas (CNE) desenvolvem o seu trabalho, tendo neste momento um efetivo de mais de 75 mil associados reunidos na Federação Escotista de Portugal, entidade que congrega as duas associações nacionais.
OC