Diálogo Inter-religioso: Diocese do Porto representada no Dia Europeu da Cultura Judaica

Foto João Lopes Cardoso (arquivo)

Porto, 01 set 2024 (Ecclesia) – A Diocese do Porto vai estar representada no Dia Europeu da Cultura Judaica 2024, que se celebra este domingo, dia 1 de setembro, em cidades de 40 países da Europa, sendo o programa “mais completo no Porto”.

“A Diocese do Porto far-se-á representar neste evento pelo Mons. Jardim Moreira, presidente da Comissão Diocesana para o Diálogo Inter-Religioso”, lê-se na página da diocese na internet.

O Dia Europeu da Cultura Judaica no Porto vai ser “um misto de religião, cultura, história, cinema, música, gastronomia, literatura”, entre outros, que integra a sinagoga Kadoorie, o museu judaico, o museu do Holocausto, a galeria de pintura, restaurantes kosher e outros espaços.

Uma realização da comunidade judaica do Porto em cooperação com a European Jewish Association e da Associação Europeia para a Preservação e Promoção da Cultura e do Património Judaico, acrescenta a diocese católica.

A Diocese do Porto e a Comunidade Judaica do Porto assinaram, em setembro de 2018, um protocolo de cooperação alicerçado no espírito de amizade entre as duas comunidades e que assinala a intenção comum de ambas as comunidades de procurarem uma “colaboração na área social” assumindo o compromisso de cooperar em “obras assistenciais conjuntas”.

Em dezembro de 2019, as duas instituições apresentaram um projeto conjunto que engloba a promoção de visitas turísticas no Paço Episcopal e no Museu Judaico do Porto e a realização de quatro filmes que narram acontecimentos reais ocorridos na sociedade portuguesa, ao longo de séculos.

Em 2020, as comunidades católica e judaica da cidade do Porto lançaram o filme ‘A Luz de Judá’, cujas receitas reverteram na totalidade para “apoiar instituições no combate à pobreza” criada pela pandemia do coronavírus Covid-19.

CB

Partilhar:
Scroll to Top