Dia Mundial Humanitário: Papa destaca urgência de uma «solidariedade baseada na justiça, na paz e na unidade»

Francisco assinalou data com uma mensagem na rede social Twitter

Cidade do Vaticano, 19 ago 2021 (Ecclesia) – O Papa Francisco afirmou hoje que “é urgente uma solidariedade baseada na justiça, na paz e na unidade da família humana”, numa mensagem na sua conta no Twitter, pelo Dia Mundial Humanitário.

“A emergência climática gera sempre mais crises humanitárias e os pobres são os mais vulneráveis em relação aos eventos climáticos extremos”, começa por assinalar o Papa.

Neste contexto, Francisco afirma que “é urgente uma solidariedade baseada na justiça, na paz e na unidade da família humana”, terminando a mensagem com o hashtag  (marcador) #WorldHumanitarianDay.

 

A Caritas Internationalis também assinalou este dia, na mesma linha do Papa, e incentivou os decisores políticos a “medidas corajosas”, lembrando que o “caminho de futuro” passa por uma “Ecologia Humana Integral”.

A confederação católica internacional, que reúne 162 organizações que atuam em 200 países, alerta que muitas das situações de emergência no mundo causadas por fenómenos naturais ou pelos homens, sobretudo aos países mais pobres do mundo, como a pandemia da Covid-19, degradação ambiental, aumento do nível do mar, secas, inundações, incêndios florestais, a crise no Afeganistão e no Líbano e o terremoto no Haiti.

A ‘Oikos – Cooperação e Desenvolvimento’ assinalou o Dia Mundial Ação Humanitária 2021 com uma ação concreta e informa que 15 mil e 750 pessoas em Moçambique recebem “kits de emergência”, com apoio português.

A organização não-governamental para o desenvolvimento (ONGD) portuguesa indicou que a ajuda chegou em forma de bens de higiene e alimentos, mantas, capulanas a redes mosquiteiras, entre outros.

A Assembleia Geral da Nações Unidas adotou uma resolução que designou 19 de agosto como Dia Mundial da Humanidade, cinco anos depois do ataque à bomba ao Canal Hotel, em Bagdade, que matou 22 trabalhadores da ajuda humanitária, incluindo o representante especial do Secretário-Geral da ONU para o Iraque, Sérgio Vieira de Mello, a 19 de agosto de 2003.

CB

Partilhar:
Scroll to Top