Eucaristia em Lisboa foi acompanha em videoconferência por pacientes no Hospital no Porto
Lisboa, 13 fev 2019 (Ecclesia) – O bispo das Forças Armadas e de Segurança, D. Rui Valério, celebrou o Dia Mundial do Doente, no dia 11, junto dos pacientes internados no Hospital das Forças Armadas, no Lumiar, em Lisboa.
Numa informação a que a Agência ECCLESIA teve hoje acesso, o bispo esteve com doentes e profissionais de saúde, médicos, enfermeiros e auxiliares e celebrou eucaristia onde lembrou a importância da ação médica, “a palavra”, “o toque” no cuidar da vida humana.
“Na história quotidiana, com uma palavra, com uma palavra apenas, tanto se pode suscitar em alguém a vontade de viver, como se pode retirar, fazer com que se perca, se desvaneça”, afirmou D. Rui Valério.
Para o doente, tantas vezes a “palavra criadora de sentido”, é “decisiva”.
“Deixemo-nos também nós tocar pelas doces palavras de amor com que Jesus nos ilumina o caminho. Sejamos também nós colaboradores de Deus na obra da criação, ao ousarmos proferir palavras de alento e ternura, ao procurarmos separar os que sofrem de tudo quanto os faz padecer ou ao deixarmo-nos tocar pela misericórdia de Deus, abrindo aos que sofrem o nosso coração”
A eucaristia foi transmitida em videoconferência, permitindo que os doentes internados no Hospital das Forças Armadas, no Pólo do Porto, tenham acompanhado a celebração.
LS