Mensagem para este ano de 2020 tem por tema «Teatro como santuário» e foi apresentada pelo Grupo de Teatro Académico da Universidade de Lisboa
Lisboa, 27 mar 2020 (Ecclesia) – O Grupo de Teatro Académico da Universidade de Lisboa apresentou a Mensagem para o Dia Mundial do Teatro que hoje se assinala com a participação de alunos e professores, valorizando o papel dessa expressão artística para “mobilizar a Humanidade”
“Precisamos de combater a apatia, a letargia, o pessimismo, a ganância e o desrespeito pelo mundo em que vivemos, o Planeta em que vivemos. O Teatro tem um papel, um nobre papel, para energizar e mobilizar a Humanidade a erguer-se da sua descida para o abismo. O Teatro pode elevar o palco, o espaço de representação, a algo sagrado”, citam os atores no vídeo.
A mensagem para este ano foi escrita por um dramaturgo do Paquistão Shahid Nadeem e, dadas as circunstâncias de isolamento social devido ao Covid-19, o Grupo de Teatro Académico da Universidade de Lisboa lançou um vídeo, disponível online, a dizer desta mensagem.
“No nosso compromisso com os desafios do presente, privamo-nos das possibilidades da experiência espiritual profundamente emotiva que o teatro pode proporcionar. No mundo de hoje, no qual a intolerância, o ódio e a violência estão de novo em ascensão, o nosso planeta mergulha cada vez mais profundamente numa catástrofe climática, precisamos de renovar a nossa força espiritual”, dizem.
Em cada ano o Instituto Internacional do Teatro lança uma mensagem para este dia e em 2020 tem o título “Teatro como santuário”.
O grupo de Teatro Académico da Universidade de Lisboa – TUT, anterior teatro da Universidade Técnica de Lisboa (UTL), foi fundado em Outubro de 1981; actualmente, o grupo é dirigido por Júlio Martín da Fonseca, que é convidado do programa de rádio ECCLESIA, na Antena 1 da rádio pública, no próximo domingo, dia 29 de março, pelas 06h00.
SN/PR