Dia do Voluntário Missionário centrado nas alterações climáticas

Encontro marcado para o Parque Biológico de Gaia

Estão abertas as inscrições gratuitas para o 10.º Dia do Voluntário Missionário, que este ano reflecte sobre o impacto das alterações climáticas nos países em desenvolvimento. A iniciativa pretende ser um espaço de convívio e partilha entre todos os que vivem o ideal da Missão

“Vamos criar um clima para a justiça” é o tema do encontro, que ocorre no  Domingo, 25 de Outubro, no Parque Biológico de Gaia.

Todos os envolvidos em actividades missionárias – voluntários antigos e recém-chegados, assistentes espirituais, responsáveis de Organismos que promovem voluntariado em territórios de missão, amigos – estão convidados a participar neste evento, bastando inscreverem-se no mesmo.

A missa será presidida pelo bispo do Porto, D. Manuel Clemente. Para a palestra que se seguirá ao almoço, foi convidado o vice-presidente da QUERCUS, Francisco Ferreira.

Impacto nos países em desenvolvimento

Este ano, a reflexão centrar-se-á nos impactos que as alterações climáticas têm nos países em desenvolvimento, onde trabalham muitos voluntários.

As alterações climáticas afectam-nos a todos, mas não da mesma forma; mais do que uma questão ambiental, elas são principalmente um problema de justiça global e equidade, refere a CIDSE, plataforma de organizações católicas para o desenvolvimento que trabalham com pessoas em situação de pobreza em todos os continentes.

“As pessoas que vivem em situação de pobreza nos países em desenvolvimento têm mostrado grande capacidade para resistir aos impactos que as variações do clima exercem sobre as suas vidas e o seu sustento. Contudo, estão rapidamente a chegar a um limite, a partir do qual já não poderão adaptar-se mais. Para alcançarmos uma justiça climática eficaz, o poluidor deve pagar e os principais responsáveis pelo aumento das temperaturas mundiais devem assumir as suas responsabilidades para enfrentar esta ameaça global”, defende a CIDSE.

Programa

11h00: Acolhimento

11h30: Missa presidida pelo Bispo do Porto, D. Manuel Clemente

13h00: Piquenique Solidário

14h30: Palestra: “Alterações Climáticas e Pobreza: vamos criar um clima para a

justiça” – Francisco Ferreira, Vice-Presidente da QUERCUS

16h00: Lançamento da Agenda 2010: “Vamos criar um clima para a justiça”

16h30: Eco caminhada – Sensibilizar para as Alterações Climáticas

17h30: Plantação de árvores (Projecto Sequestro de Carbono)

18h00: Conclusão

O Dia do Voluntário Missionário, que este ano se assinala pela décima vez, é organizado pela Fundação Evangelização e Culturas (FEC), com o apoio do GAS’África Porto e o Parque Biológico de Gaia.

A FEC assume-se como a plataforma da Igreja para o relacionamento com as Igrejas Lusófonas, através da dinamização da sociedade portuguesa para a cooperação com os países de língua oficial portuguesa.

Partilhar:
Scroll to Top