Irmão José Manuel Duarte distinguido com o grau de comendador da Ordem do Mérito
Lisboa, 09 jun 2014 (Ecclesia) – O presidente da República Portuguesa condecorou o irmão José Manuel Duarte, missionário comboniano na Colômbia, com o grau de comendador da Ordem do Mérito.
Segundo a página oficial dos Combonianos em Portugal, o irmão José Manuel é a “alma de um grupo de voluntários que acompanha 180 detidos, cerca de 300 sem-abrigo e 3500 famílias deslocadas pelo conflito das FARC em Medellín, a segunda cidade da Colômbia”.
O religioso é uma das 30 personalidades das comunidades portuguesas e cidadãos estrangeiros que são este ano distinguidas por Aníbal Cavaco Silva, por ocasião do Dia de Portugal.
O irmão José Manuel Duarte trabalhou nos bairros marginalizados da cidade de Bogotá, onde chegou a ser ameaçado pelos grupos armados; é ainda um dos fundadores da Casa Portuguesa na Colômbia.
O religioso de 48 anos, natural da Lourinhã, é Missionário Comboniano desde 1995; fez a sua formação em Bogotá, na Colômbia, entre 1995 e 1998.
Depois de trabalhar cinco anos em Portugal, voltou à Colômbia em 2002.
A Ordem do Mérito destina-se a “galardoar atos ou serviços meritórios praticados no exercício de quaisquer funções, públicas ou privadas, que revelem abnegação em favor da coletividade”.
As condecorações “serão oportunamente entregues” junto das embaixadas e consulados dos respetivos países, em cerimónias que podem decorrer a 10 de junho ou mais tarde.
As cerimónias nacionais do Dia de Portugal decorrem este ano na Guarda, onde Cavaco Silva vai condecorar várias personalidades, incluindo o antigo reitor da Universidade Católica Portuguesa, Manuel Braga da Cruz, distinguido com a grã-cruz da Ordem do Infante D. Henrique.
OC