Manuel Braga da Cruz destaca trabalho da «Católica» como «Universidade de investigação e não apenas de ensino»
O diálogo entre fé e ciência irá marcar as celebrações do dia da Universidade Católica Portuguesa (UCP), que este ano se assinala a 7 de Fevereiro, Domingo.
Manuel Braga da Cruz, Reitor da UCP, apresenta a instituição como “uma Universidade de investigação e não apenas de ensino”.
Este responsável sublinha na sua mensagem para a celebração que “a Universidade Católica é uma casa de ciência e de fé, para promover a articulação harmoniosa entre ambas, para que a fé oriente a descoberta do desconhecido, e para que as aquisições da ciência purifiquem e elevem a fé”.
“Uma das mais nobres missões da Universidade é a da criação do saber, da inovação do conhecimento, através da investigação científica, da procura do desconhecido”, indica.
Para o Reitor da “Católica”, a fé, “longe de ser um entrave ou um travão ao desenvolvimento científico, é um factor propulsor da descoberta científica, um foco de iluminação e um elemento fertilizador da pesquisa”.
“A UCP é uma presença da Igreja no mundo da ciência, para prosseguir e realizar o diálogo constante e permanente entre a fé e a ciência”, indica.
Braga da Cruz destaca o investimento feito pela UCP para ser uma instituição de ciência e tecnologia, “destinada a promover a integração dos saberes”.
“A investigação requer tantas ou mais energias do que o ensino, requer meios tanto ou mais vultosos do que a própria aprendizagem e docência. Por isso queremos pedir a todos os católicos portugueses que nos ajudem neste esforço de desenvolvimento da investigação científica na Universidade Católica Portuguesa”, indica.
Como habitualmente, no primeiro Domingo de Fevereiro, o resultado dos peditórios nas missas do Dia da UCP será destinado a bolsas de apoio aos alunos de Mestrado e Doutoramento da Faculdade de Teologia.
A sessão académica realiza-se no dia 5 de Fevereiro, às 16h30, no Auditório Cardeal Medeiros (Edifício da Biblioteca João Paulo II) e será presidida pelo Magno Chanceler da UCP, D. José Policarpo.