Bento XVI terá três momentos de oração em privado. Organização dedica atenção especial aos media
Bento XVI terá três momentos privados de oração ao longo do programa oficial da sua visita pastoral a Portugal.
Na cidade de Lisboa será no Mosteiro dos Jerónimos, frente ao sacrário, que Bento XVI se vai deter por alguns momentos em oração. Na diocese de Leiria-Fátima, o Papa vai ter um momento de recolhimento na Capelinha das Aparições no dia 12 e ainda no dia 13, na Basílica do Santuário.
Mais de 150 jornalistas estiveram reunidos esta Sexta-feira em Fátima para um dia de formação com vista à preparação desta viagem, agendada para os dias 11, 12, 13 e 14 de Maio, com passagens por Lisboa, Fátima e Porto.
A divulgação do itinerário na capital está ainda “sob reserva”, referiu Henrique Mota, representante da Sala de imprensa da Santa Sé e membro da Comissão Organizadora da viagem papal.
A cerimónia de boas-vindas no Aeroporto de Figo Maduro não deverá ter honras militares. Está previsto um estrado para 30 pessoas, com televisões no primeiro andar e fotógrafos no estrado de cima.
Será em Belém que Bento XVI vai ter honras militares, na Praça do Império, quando o Papa se deslocar ao Mosteiro dos Jerónimos e aí fizer uma breve visita na companhia do Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo.
No Palácio de Belém, onde Bento XVI será recebido pelo Presidente da República “vão seguir-se as regras habituais referentes às visitas de Estado”, referiu o responsável Henrique Mota.
Está prevista um local para reportagem nos jardins do Palácio de Belém que possibilita “ver o Papa de frente quando ele for à varanda ver o rio e fazer uma saudação”.
No Terreiro do Paço, onde Bento XVI irá presidir à eucaristia, estão previstas zonas de acesso livre a jornalistas credenciados. Os espaços designados como pools terão acesso controlado.
Junto ao altar não serão permitidas câmaras móveis de modo a evitar problemas de circulação e por razões de segurança. Haverá ainda localizações junto ao altar para fazer reportagem fotográfica e filmagens.
No dia 12 de Maio, o Centro Cultural de Belém, palco do encontro do Papa com o mundo da cultura, “haverá largo acesso aos profissionais”, referiu Henrique Mota. “Algumas emissões televisivas serão feitas em directo a partir daí”.
A RTP, responsável pela emissão de sinal televisivo na capital, fará a cobertura do encontro entre o Papa com o Primeiro-ministro, na Nunciatura Apostólica. No final do encontro na Nunciatura, Bento XVI será escoltado a cavalo, adiantou Henrique Mota.
Este responsável admitiu a possibilidade de Bento XVI dirigir algumas palavras aos jovens de Lisboa que se deslocarem à Nunciatura Apostólica. “Será um encontro informal. O Papa não tem este encontro previsto mas há uma forte probabilidade que possa ir à varanda e dirigir breves palavras aos jovens”.
Fátima
Junto do Santuário de Fátima inscreveram-se até esta Quinta feira, dia 25, 80 grupos de peregrinos de 25 países para as celebrações no dia 12. Para dia 13 estão inscritos 88 grupos e 300 sacerdotes para concelebrar.
Leopoldina Simões, por parte da diocese de Leiria–Fátima explicou que o estacionamento para os jornalistas acreditados estará reservado parque n.º 11, que serve o Centro Paulo VI.
Os carros satélite vão ser estacionados perto da sala de imprensa, no parque de estacionamento dos funcionários do Santuário.
As pools estarão localizadas na Casa Nossa Senhora do Carmo e na Basílica de Fátima. A sala de imprensa para os jornalistas será em baixo da colunata Sul.
O Santuário vai colocar ecrãs espalhados pelo recinto para que todos possam assistir às celebrações de forma próxima.
Porto
Bento XVI chega na manhã do dia 14 à Serra do Pilar onde será recebido por um grupo de crianças. O percurso do Papa até à Câmara Municipal do Porto compreende uma saudação aos pescadores.
Chegado à Avenida dos Aliados, o papamóvel tem prevista uma volta para “todos terem contacto visual com Bento XVI”, entrando no edifício da autarquia, onde será acolhido por Rui Rui, Presidente da Câmara Municipal do Porto.
O Pe. Américo Aguiar, da diocese do Porto, explica que será montado um palco na Praça Humberto Delgado, para as autoridades, clero, forças da cidade e Galiza inclusivamente.
Após a celebração, Bento XVI terá um momento privado para posteriormente se deslocar ao aeroporto. Ali, as cerimónias terão honras militares.
A sala de imprensa na cidade do Porto será localizada no Palácio dos Correios, no actual gabinete do munícipe.
Henrique Mota sugeriu que as dioceses organizem encontros com jornalistas assim que os itinerários fiquem disponíveis.
Toda a informação estará disponível no site do Ministério dos Negócios Estrangeiros a partir de Segunda–feira, dia 29 de Março, às 12 horas.
Para o avião papal estão reservados cinco lugares destinados a jornalistas de meios de comunicação social do nosso país, que integrarão uma comitiva de 50 profissionais de todo o mundo.