Desporto: Fundação S. João de Deus aposta no golfe para «potenciar recuperação» de pessoas com doença mental

Aulas vão decorrer a partir de 7 de junho no Jamor

Lisboa, 30 mai 2017 (Ecclesia) – A Fundação S. João de Deus uniu esforços com a Casa do Telhal, em Sintra, para criar uma equipa de golfe constituída por pessoas que sofrem de doença mental, com o objetivo de “potenciar a sua recuperação”.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, a Fundação São João de Deus destaca os benefícios deste desporto “não só para a saúde física, mas também para a saúde mental”.

Estas são as conclusões de um estudo desenvolvido por investigadores da Universidade de Edimburgo, na Escócia, que aponta o golfe como um dos desportos que mais contribui para a promoção do “significado de saúde”, conforme é “definido pela Organização Mundial de Saúde”.

“Um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”, refere esta investigação.

Ao terem a oportunidade de praticar esta modalidade, “em grupo e no meio de grandes campos bem verdes e rodeados de natureza”, neste caso no complexo desportivo do Jamor, com o apoio da Federação Portuguesa de Golfe, estas pessoas doentes acedem a “interações sociais positivas cruciais para a melhoria dos seus problemas”.

Por outro lado, salienta a Fundação São João de Deus, as pessoas envolvidas neste projeto colhem também “benefícios ao nível da autoestima e da redução de stress e da concentração”.

Porque “para que a bola caia no buraco é necessário foco, o que significa que mais dificilmente o indivíduo se pode dispersar em pensamentos negativos”, pode ler-se.

Por agora, esta equipa de golfe é constituída “por sete jogadores, todos eles acompanhados na Casa de Saúde do Telhal, e com a destreza necessária para dar umas tacadas e com grande possibilidade de evoluir neste campo”.

Todas as semanas, o grupo irá seguir para o Centro Nacional de Formação do Jamor, acompanhado pelo professor voluntário Eduardo Horta, para uma aula de golfe.

A primeira está prevista para dia 7 de junho, às 10h00.

Quanto à constituição da equipa, ela ganhou forma depois de uma ação de sensibilização para a prática de golfe, em que participaram mais de 30 utentes da Casa de Saúde do Telhal.

Os equipamentos dos jogadores, bem como as primeiras deslocações ao Jamor, estão garantidos através da verba angariada durante o torneio de golfe que decorreu no dia 8 de março.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top