Desporto: «Em Cristiano vejo, antes de mais, o seu extraordinário caminho de criador», afirma D. José Tolentino Mendonça

Cardeal madeirense, conterrâneo do capitão da seleção de Portugal, disse na Rádio Vaticano que «os grandes desportistas são pessoas com uma sede espiritual muito marcada»

Foto Arlindo Homem

Cidade do Vaticano, 05 fev 2025 (Ecclesia) – O cardeal D. José Tolentino Mendonça disse que Cristiano Ronaldo “ultrapassou os obstáculos que teve de enfrentar” e percorreu um “extraordinário caminho de criador”.

“Em Cristiano vejo, antes de mais, o seu extraordinário caminho de criador – porque um desportista é também um grande criador – e a paixão com que se entrega a cada dia. Quando joga em campo, permanece com a inocência e a alegria de uma criança”, afirmou o prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação.

D. José Tolentino Mendonça participou no último episódio do programa semanal “História do Desporto. Athletica Vaticana”, na Rádio Vaticano, onde se referiu a Cristiano Ronaldo como um “escultor da sua alma”.

“Cristiano ultrapassou os obstáculos que teve de enfrentar: uma situação de pobreza, de marginalização social. Ele tem a capacidade de se entregar a uma paixão. Colocou o seu coração, a sua vontade, e fez crescer esse grande amor como pessoa. É um escultor da sua alma”, afirmou.

Natural da Madeira, como Cristiano Ronaldo, o prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação não esquece o comércio que marca várias modalidades desportivas, sublinhando a “sede espiritual” dos grandes desportistas.

“Os grandes desportistas são pessoas com uma sede espiritual muito marcada. Encontramos verdadeiros místicos quando esta sede se cruza com o caminho da espiritualidade, da experiência de Deus. Os desportistas têm a vocação de ir mais além, de tocar sempre a experiência da transcendência”, afirmou.

As declarações do cardeal D. José Tolentino Mendonça foram publicadas no jornal L’Osservatore Romano do dia 3 de fevereiro, num artigo com o título “Cristiano Ronaldo, a bicicleta e os místicos”, onde o poeta madeirense se refere também a Nelson Évora e a outros desportistas.

Cristiano Ronaldo celebra hoje o 40º aniversário, com uma carreira profissional com mais de 30 títulos e muitos recordes no futebol mundial, aspirando chegar aos 1000 golos na carreira, após ter marcado 923.

PR

Partilhar:
Scroll to Top