Cidade do Vaticano, 31 mar 2017 (Ecclesia) – O Vaticano vai promover nos dias 3 e 4 de abril uma conferência internacional nos 50 anos da encíclica ‘Populorum Progressio’, do Papa Paulo VI, anunciou hoje a Santa Sé.
A iniciativa é organizada pelo novo Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Integral, com o título ‘Perspetivas para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral: 50 anos da Populorum Progressio’.
O comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé assinala que o objetivo da iniciativa é “aprofundar as perspetivas teológicas, antropológicas e pastorais” da encíclica do Papa Paulo VI.
O Congresso, que inclui uma audiência concedida pelo Papa Francisco, vai ser emitido em streaming no endereço www.corunum.va.
A encíclica ‘Populorum Progressio’, na qual o Papa Paulo VI apresentou o desenvolvimento como “o novo nome da paz”, completou 50 anos no último dia 26 de março.
O documento pontifício propunha a criação de “um grande Fundo mundial”, sustentado por uma parte da verba das despesas militares, para ir em auxílio dos “mais deserdados”.
Pedro Vaz Patto, presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP) realça a noção de “desenvolvimento humano integral” apresentada por Paulo VI, que inspirou o Papa Francisco a criar um novo organismo da Santa Sé, precisamente com esse nome.
“[A Populorum Porgressio] explicita como o desenvolvimento de todos os homens e do homem todo. Trata-se de ir de encontro à aspiração de realizar, conhecer e possuir mais, para ser mais. O desenvolvimento, pessoal e comunitário, é um dever que corresponde aos desígnios de Deus”, precisa o presidente da CNJP, em texto publicado no Semanário ECCLESIA.
OC