Casa de Saúde da Idanha, em Sintra, acolhe jovens para dias diferentes junto de pessoas com problemas mentais
As férias também podem ser um tempo de maior dedicação aos outros. É com este lema que a Juventude Hospitaleira (JH) está a promover, até Setembro, um conjunto de actividades, onde convidam todos os jovens a darem um pouco mais de si aos outros, especialmente às pessoas mais necessitadas.
Na Casa de Saúde da Idanha, em Sintra, está a decorrer até dia 31 deste mês, um campo de férias, que conta com a participação de 13 jovens, entre os 15 e os 19 anos.
Aquela instituição, que acolhe e trata pessoas com problemas mentais, está ligada à Congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus (IHSCJ).
Momentos de oração e de formação, mas sobretudo de serviço às pessoas, marcam a realidade daqueles jovens durante os dias em que ali estão reunidos.
De acordo com a Irmã Susana Silva, o objectivo do campo de férias passa por “dar a conhecer aos jovens o carisma da hospitalidade, a forma como é vivido na Casa de Saúde, junto dos doentes”.
Por outro lado, “é também fazer com que eles descubram como é que podem viver esse carisma, na Igreja e no mundo de hoje”, acrescenta ainda.
Os jovens são chamados à solidariedade e ao acolhimento ao próximo, neste caso a pessoas que têm diversos tipos de problemas, e com os quais nem sempre é fácil lidar.
A Irmã Susana Silva revela que “o primeiro impacto, para eles, é sempre muito forte”, pois a maior parte destes jovens “nunca tinha convivido de perto com pessoas com deficiência, têm este desafio de lidar com a diferença”.
Mas depois, com o tempo de convivência, “apercebem-se da riqueza que aquelas pessoas também possuem e o quanto também podem crescer com elas”, afirma ainda a mesma responsável.
A religiosa considera que, apesar de todas as condicionantes, “há jovens que ainda continuam a procurar dar do seu tempo, vindo ao nosso encontro, conhecendo as nossas actividades, inscrevendo-se”, especialmente por altura das férias.
Alguns participam nas iniciativas sem pertencerem à JH. Depois, assumem que querem continuar a viver o carisma nas suas casas e no mundo, e então continuam ligados ao movimento.
“Às vezes, passa também muito por aquilo que eles aprendem nos grupos de jovens ou nos escuteiros”, completa a Irmã Susana Silva.
A JH é um movimento juvenil fundado pelas IHSCJ, em conjunto com os Irmãos de S. João de Deus, em 1988. Desde 1977, que as duas congregações realizavam campos de férias para rapazes e raparigas, nos seus diverso centros de acolhimento e casas de saúde.
O sonho de “levar aos jovens o mundo da hospitalidade” fez com que criassem em conjunto esta estrutura.
Qualquer jovem, entre os 13 e os 30 anos, pode participar nos desafios propostos pela JH e inscrever-se neste movimento. Para tal basta entrar no seu site, em www.juventudehospitaleira.org/ e ficar a par de todo o calendário de actividades.